Capa

Fórum dos profissionais do continente marca Dia do Treinador Sul-Americano

22.08.2024  |    269 visualizações

A data é comemorada em 22 de agosto, dia em que a brasileira Maurren Maggi ganhou ouro no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim e é uma homenagem ao treinador Nélio Moura; evento, via, zoom, será sábado (24/8), às 19 horas (de Brasília)

A Associação Sul-Americana de Treinadores de Atletismo (ASEA, da sigla em espanhol) programou um Fórum com profissionais da área continental para comemorar o 22 de Agosto - Dia do Treinador de Atletismo Sul-Americano. O Dia do Treinador do Atletismo Sul-Americano é comemorado desde 2023 e a motivação são as duas medalhas de ouro olímpicas ganhas por atletas orientados pelo brasileiro Nélio Moura, a brasileira Maurren Maggi e o panamenho Irving Saladino no salto em distância, há exatamente 16 anos, nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

O Forum será realizado neste sábado, às 19 horas (horário de Brasília), via zoom. Os treinadores, bem como atletas e pessoas ligadas a comunidade do atletismo latino-americano podem acompanhar o evento, via zoom. A informação sobre como acessar o zoom está no site da Atletismo Sul-Americano (www.atletismosudamericano.com). 

Serão ministrantes no Forum a treinadora Emperatriz González Henao, da Colômbia, e os treinadores Nélio Moura, do Brasil, José Luis Martínez, da Espanha e Oscar Gadea, do Uruguai.

"Será um evento fácil de acompanhar, uma conversa simples, para juntar os treinadores sul-americanos e marcar a data", afirmou Nélio Moura que no fim de semana acompanhou o Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, em Bragança Paulista. "É um grande orgulho representarmos, de alguma maneira, aos valorosos treinadores e treinadoras de nosso continente."

No dia 22 de agosto de 2008, Maurren conquistou o ouro, com a marca de 7,04 m, no primeiro salto dos seis a que tinha direito. E teve de assistir as adversárias – a russa Tatiana Lebedeva saltou seis vezes, mas só chegou a 7,03 m. “A memória mais forte que tenho daquele dia é do placar e que ela tinha saltado 1 cm a menos. Foi o momento mais importante da minha vida”, declarou Mauren para registros históricos da imprensa brasileira. 

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
03.05.2025

O atleta correu 48.08 em Shaoxing/Kegiao, na China, neste sábado (3/5), e ficou em segundo; o brasileiro, em terceiro no Ranking Mundial da World Athetics, segue para Guangzhou também na China para a disputa do Campeonato Mundial de Revezamentos com o Atletismo Brasil

02.05.2025

O brasileiro e paulista de São Joaquim da Barra venceu sua primeira corrida, nos 400 m com barreiras (47.97), no Grand Slam Track, na etapa de Miami (EUA); volta a correr neste domingo (4/5) os 400 m rasos, por mais pontos e o prêmio de US$ 100 mil

02.05.2025

Em reunião realizada em Mar del Plata, na Argentina, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou que receberá os campeonatos de área Sub-18 e de Marcha Atlética em 2026, o Sul-Americano Adulto, em 2027, no Ibirapuera, em São Paulo, e o de Trilha e Montanha em 2028

01.05.2025

Cinco treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana