Capa

Atletas olímpicos são recebidos pelo presidente Lula no Palácio do Planalto

26.08.2024  |    395 visualizações

Caio Bonfim, medalhista de prata nos 20 km da marcha atlética, Valdileia Martins, finalista no salto em altura, e Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, foram os representantes do atletismo na cerimônia realizada nesta segunda-feira (26/8), em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Brasília, nesta segunda-feira (26/8), atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Entre os medalhistas olímpicos estava Caio Bonfim, medalha de prata na marcha atlética 20 km. Valdileia Martins, que avançou à final do salto em altura e igualou o recorde brasileiro de 1,92 m, foi a outra representante do atletismo na solenidade realizada no Palácio do Planalto.

O evento contou com a participação de Janja, primeira-dama, de André Fufuca, ministro do Esporte, da senadora Leila Barros, que representou o Congresso Nacional, de Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e de Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt, dentre outros dirigentes de confederações.

Beatriz Souza, Willian Lima, Ketleyn Quadros e Rafaela Silva, do judô; Augusto Akio, do skate; Edival Pontes, o Netinho, do taekwondo; e Tainara, do vôlei foram outros medalhistas presentes dentre os mais de 30 representantes de 11 modalidades que estiveram em Brasília. O evento celebrou as conquistas do Time Brasil em Paris: 20 medalhas (3 ouros, 7 pratas e 10 bronzes), 2 delas (1 de prata e 1 de bronze) do atletismo.

Janja ressaltou a força das mulheres nos Jogos e Lula falou da importância do investimento no esporte desde a escola. "Em 2016 eu sonhava que o Brasil poderia se transformar numa grande potência olímpica, mas para isso é preciso ter investimento e política esportiva", disse Lula, se dispondo a ajudar no próximo ciclo olímpico - "mandem recado pra Janja no instagram, se o COB marcar uma reunião no Rio eu vou", disse o presidente.

"Eu quero ajudar. Ajudar para que esse país seja forte e grande. Por isso, tenho a meta de incentivar os milhões de meninos e meninas que estão na escola”, destacou Lula. "Quero dizer que estou orgulhoso de vocês, é muito gratificante", acrescentou.

Também foi destacada a importância do Bolsa Atleta, criado em 2004. Em 20 anos o programa beneficiou mais de 37 mil atletas, com 1 bilhão e 500 milhões de reais em bolsas. Dos 277 atletas olímpicos em Paris, 247 recebem o Bolsa Atleta, informou o Governo Federal. O programa teve reajuste pela primeira vez este ano, desde 2010.

Em seu discurso, Paulo Wanderley, presidente do COB, agradeceu a atuação do Governo Federal no caminho até os bons resultados em Paris.“Agradecemos ao Governo Federal pela parceria e apoio incondicional ao esporte olímpico. Essa colaboração tem sido essencial para o desenvolvimento do esporte em nosso país e para o sucesso dos nossos atletas. O Comitê Olímpico do Brasil investiu R$ 4.620.000,00 em premiação aos medalhistas. Quero reforçar nosso agradecimento ao Presidente Lula, que editou Medida provisória na qual isenta a cobrança do Imposto de Renda dos valores recebidos pelos nossos atletas”, afirmou Paulo Wanderley.

O Ministro André Fufuca também falou da importância do papel de embaixadores que os atletas têm durante os Jogos. “O dia de hoje é de grande alegria. Porque não recebemos apenas os guerreiros e atletas do nosso país. Recebemos os verdadeiros embaixadores da nação brasileira. A esses embaixadores que colocaram seus nomes à disposição, as minhas sinceras congratulações”, disse o ministro.

Bia Souza, ouro no individual e bronze por equipes no judô, falou da importância da torcida brasileira na conquista das medalhas. “É uma honra ter trazido essa medalha de ouro para o Brasil. É lindo ver a emoção. Fico muito feliz de poder passar um pouco do que eu senti para todos os brasileiros. Tenho certeza que todos se emocionaram comigo. Em nome de todos os atletas, quero agradecer a todos vocês”, disse Bia. Agradeceu pelo Bolsa Pódio e disse que mudou a sua vida.

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo