Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP) se desdobrou na etapa de abertura do Mundial Sub-20 de Atletismo, nesta terça-feira (27/8), em Lima, no Peru. A atleta de 19 anos iniciou sua segunda participação em Mundiais na qualificatória do salto em distância e, minutos depois, competiu nas eliminatórias dos 100 metros. Conseguiu 100% de aproveitamento: avançou à final do salto e disputará, ainda hoje, às 18h35 de Brasília, a semifinal da prova na pista. O SporTV transmitirá a sessão noturna, a partir das 17h55 (de Brasília).
A brasileira passou à final do salto em distância com a marca de 5,97 m (-1.6), 11ª marca da classificação geral. Seu objetivo na decisão, que será na quarta-feira (28/8) às 19h20, é o de superar seu recorde pessoal, 6,39 m, de 2022.
"Eu estou muito feliz de ter conseguido passar para a final do salto em distância. Esse é meu segundo Mundial. No de 2022 (em Cali, na Colômbia), eu não consegui passar para a final", disse a brasileira.
Vanessa deixou a competição do distância e literalmente correu para disputar as eliminatórias dos 100 metros. Soube pouco antes da largada na última bateria que tinha se classificado à decisão.
"Eu fiquei sabendo que tinha passado para a final do distância quando entrei no bloco (de partida dos 100 m). Do distância eu saí direto para os 100 metros. Infelizmente eu saí meio mal, não consegui equilibrar no começo", disse Vanessa, que também avançou na pista, com a marca de 11.79 (-0.4).
"Na final de amanhã eu espero conseguir fazer a minha melhor marca e conseguir um pódio. Porque eu sei que é possível, eu sei que eu sou capaz", afirmou sobre o salto em distância.
O Brasil também terá dois atletas na disputa das semifinais dos 800 metros. Na prova masculina, Carlos Eduardo Lara (Centro Olímpico-SP) avançou com a marca de 1:50.56. Na disputa feminina, Luise Rosa Braga (CASO-DF) passou pela sua série eliminatória com 2:07.77 – Sabrina Pena (IPEC-PR) fez 2:10.87 e não avançou. As semifinais dos 800 metros serão disputadas na quinta-feira (28/8), a partir das 17h58.
Nos 100 metros masculino, Wesley Dionísio da Silva (Centro Olímpico-SP) e João Victor Santana (ADES-SP) não passaram à semifinal – os velocistas disputaram a mesma série e fizeram as marcas de 10.74 (0.9) e 10.90, respectivamente.
Nas provas de campo, Alessandro Borges Soares (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba-SP) foi o 20º colocado na qualificatória do arremesso do peso, com 17,88 m, e não avançou à final. No lançamento do disco, Samanta Santos da Silva Lopes (AE Taubaté-SP) ficou muito perto da final. Com 48,97 m, foi a 13ª no geral, para 12 classificadas.
Gilvan Ribeiro da Costa (FMEL Peixoto de Azevedo-MT) foi o 18º colocado no salto triplo, com 15,01 m (-0.1), e não se classificou para a decisão.
A equipe do revezamento 4x400 metros misto, formada por Vinícius Moura Galeno (CASO-DF), Grazielly Sena (FCTE-SP), Victor Elias dos Santos (Orcampi-SP) e Julia Aparecida Ribeiro (Praia Clube-Exército-Futel-MG), foi a 11ª colocada geral, com o tempo de 3:25.44, e não avançou à final.
MUNDIAL SUB-20 WORLD ATHLETICS
A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O
A maior competição de clubes da América Latina tem 377 atletas inscritas no naipe feminino e 477 no masculino, sendo 18 paralímpicos, de 148 clubes do País: de 31/7 a 3/8, de manhã e a tarde, com entrada gratuita no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Marchadora já tem o índice para a competição no Japão, de 13 a 21 de setembro nos 20 km marcha atlética e está muito bem posicionada no RanKing dos 35 km; Troféu Brasil será de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, com entrada gratuita
O atleta do Pinheiros está treinando forte para a temporada e, especialmente, a disputa do Mundial de Tóquio, mas mesmo assim vai correr por recordes da competição que será realizada de quinta a domingo (31/7 a 3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo