Capa

Brasil começa segundo dia do Mundial Sub-20 com três classificados às semifinais

28.08.2024  |    645 visualizações

Lucas Rosa, nos 400 m com barreiras, Julia Ribeiro e Vinícius Galeno, nos 400 m rasos, avançaram de fase em Lima, no Peru, nesta quarta-feira (28/8)

O segundo dia de competições do Mundial Sub-20 de Atletismo, disputado em Lima (Peru), começou com três atletas brasileiros classificados às semifinais. Nesta terça-feira (28/8), Lucas de Almeida Rosa (Corville-SC), Julia Aparecida Rocha Ribeiro (Praia Clube-Exército-Futel-MG) e Vinicius Moura Galeno (CASO-DF) avançaram na competição. O SporTV transmite a etapa noturna do Mundial que termina no sábado (31/8).

Na mesma prova em que se destaca o campeão mundial e duas vezes medalhista olímpico Alison dos Santos, os 400 metros com barreiras, Lucas de Almeida Rosa, de apenas 16 anos, classificou-se às semifinais. Ele foi o terceiro melhor de sua série, com o tempo de 52.76, e garantiu vaga direta na próxima fase.

"Tenho 16 anos, é o meu primeiro Mundial. Só de estar aqui já é uma conquista muito grande, de estar entre os melhores do mundo. Conseguir a classificação para a semifinal é uma alegria muito maior. Quero só agradecer a todos e à minha técnica, Margit Weise", disse Lucas, que ficou a apenas dois centésimos de seu recorde pessoal (52.74), obtido no Brasileiro Sub-20, em junho. "Agora na semi é buscar meu PB e, quem sabe, uma classificação para a final". O barreirista volta a competir na sexta-feira (30/8), às 18h05 (de Brasília).

Nos 400 metros, dois "veteranos" em Mundiais Sub-20 avançaram de fase. Julia Ribeiro, de 19 anos, esteve em Cali, na Colômbia, há dois anos. Melhorou sua performance em relação a 2022 e passou à semifinal.

“Foi uma boa corrida. Era o que a gente queria da fase, se classificar para a semifinal”, disse a velocista, que fez o tempo de 53.87 e garantiu a 17ª posição geral. Julia, que treina com Gilberto Miranda, em Londrina (PR), fez seu recorde pessoal (53.57) no dia 17 de agosto, durante a disputa do Brasileiro Sub-23.

Na mesma prova, Vinicius Moura Galeno, também de 19 anos, é semifinalista mundial pela segunda vez. Ele disputou o Mundial de Cali, em 2022, e o Mundial de Nairóbi, no Quênia, em 2021. Ele foi o segundo melhor da sua série, qualificando-se diretamente de fase, com o tempo de 47.55.

"Foi uma corrida para classificar e tentar poupar esforços para a semifinal e tentar, aí sim, usar toda a energia para buscar uma vaga na final. Espero correr bem melhor na semi, buscar um personal best e ir pra cima dessa final com tudo." Vinicius, que treina com João de Sena Bonfim, em Sobradinho (DF), tem como recorde pessoal 46.32, do Sul-Americano Sub-20 de 2023. 

O Brasil ainda teve Grazielly Kamilly Vanderlei Sena (FCTE-SP), com 56.75, e Victor Elias dos Santos (Orcampi-SP), com 47.42, que não avançaram de fase. As semifinais dos 400 metros rasos serão disputadas na noite desta quarta-feira, às 19h22 (prova masculina) e 19h45 (prova feminina).

MUNDIAL SUB-20 WORLD ATHLETICS

ATLETAS POR PAÍSES

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo