Capa

Vinícius de Brito e Paulo Romualdo disputam a semifinal dos 110 metros com barreiras do Mundial Sub-20

29.08.2024  |    561 visualizações

Bicampeão sul-americano e recordista continental da prova lutam por uma vaga na decisão na tarde desta quinta-feira (29/8), no Estádio de La Videna, em Lima (Peru)

O Brasil terá seus dois representantes dos 110 metros com barreiras (99.0 cm) na semifinal do Mundial Sub-20 de Atletismo, em Lima, no Peru. Vinícius de Brito (Acarisul-RS) e Paulo Henrique Romualdo (Praia Clube-Exército-Futel-MG) buscam uma vaga na final na tarde desta quinta-feira (29/8), às 17h30 (de Brasília).

Vinícius, de 18 anos, foi o segundo melhor de sua série e se qualificou diretamente à semifinal. Fez o tempo de 13.68 (-0.7). "Fiquei bem feliz com o resultado, meu objetivo era me classificar para a semifinal. Agora, a semi já é final, vou correr forte para sair com uma grande marca", disse o atleta, que deseja bater os recordes brasileiro e sul-americano.

O barreirista tem como melhor resultado 13.59, conquistado em junho, em Campinas. No mês seguinte, sagrou-se bicampeão sul-americano sub-20 no mesmo Estádio de La Videna que agora recebe o Mundial. Nesta temporada, passou a treinar em Bragança Paulista, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com o treinador Dino de Aguiar Cintra Filho.

Paulo Henrique, de 19 anos, passou um susto: terceiro em sua série, com a marca de 13.77 (-0.9), precisou esperar a disputa de todas as baterias para saber se seguiria na competição. Ao fim, o atual recordista brasileiro e sul-americano passou com a penúltima vaga.

"Pelo que eu pude analisar, minha primeira barreira foi muito boa, mas pode ser que eu tenha me assustado por estar na frente, com a presença dos outros dois nas minhas laterais, isso pode ter feito com que eu tenha feito muito esforço. Acho que tem muita coisa para ajustar. Passar já foi um milagre, agora é ajustar tudo. Sei que tenho capacidade para chegar na final, não é à toa que eu sou o 10º do mundo", disse Paulo, que tem como melhor marca 13.38, de agosto – recorde nacional e continental, conquistado em São Bernardo do Campo. O atleta de Cianorte (PR) treina com Gilberto Miranda.

Nos 100 metros com barreiras, o Brasil teve a participação de Pietra Campbell Simões (Praia Clube-Exército-Futel-MG) e Beatriz Camargo Monteiro Silva (ASPM Pindamonhangaba-SP). Com as marcas de 13.96 (-0.3) e 14.17 (-0.2), elas não avançaram à semifinal.

Nos 200 metros, Hakelly de Souza Maximiano da Silva (AE Cidadania e Dignidade-RJ) fez 24.54 (0.6) nas eliminatórias, e encerrou sua participação individual na competição. Wesley Henrique Dionísio da Silva (Centro Olímpico-SP), com 21.69 (-1.1), não foi adiante na distância, e também pode disputar o revezamento 4x100 metros.

Nesta quinta-feira, a disputa do decatlo foi iniciada. O Brasil tem Igor Silvestre de Lima de Jesus (ADC São Bernardo-SP) como seu representante. Ao final da etapa de abertura do terceiro dia de competições em Lima, com a disputa dos 100 metros, salto em distância e arremesso do peso, Igor tem 2.106 pontos e ocupa o 19º lugar na classificação geral. 

MUNDIAL SUB-20 WORLD ATHLETICS

ATLETAS POR PAÍSES

A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
22.11.2024

Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos

21.11.2024

A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro

20.11.2024

O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte

19.11.2024

O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo