Aída dos Santos, aos 87 anos, participa de homenagem por sua trajetória no atletismo e no esporte olímpico, neste sábado (31/8), às 20:30, no Rio de Janeiro, na sessão programada pelo CineEsporte para a exibição do documentário "Aída dos Santos, Uma Mulher de Garra". O evento terá entrada franca (sujeita a lotação da sala). Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no Cinesytem Botafogo (Praia do Botafogo, 316, Rio).
Robson Maia, presidente da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt), será o representante do Atletismo Brasil no evento.
O filme integra a programação da 6ª edição do Festival de Cinema de Esportes que vai até o dia 3 de setembro, no Rio, com uma série de curtas e longas metragens sobre várias modalidades. Veja programação completa em www.cineesporte.com.
O documentário, de 26 minutos, de André Pupo e Ricardo Quintela, aborda a trajetória de Aída dos Santos, a primeira brasileira finalista olímpica, quarta colocada no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, feito que completará 60 anos em outubro. Foi o melhor resultado das mulheres brasileiras até a edição de Atlanta-1996.
Ela foi a única mulher a integrar a delegação brasileira naquela edição do evento, sozinha, sem treinador e sem sapatilha - competiu com uma sapatilha de velocidade, emprestada. Ainda disputou o pentatlo nos Jogos da Cidade do México-1968 (foi 20ª colocada).
Outro documentário que traz a vida de um personagem do atletismo é 'Vanderlei: pernas, cabeça e coração'. Produzido pelo Comitê Olímpico do Brasil, pode ser assistido no YouTube do Time Brasil. Narra a trajetória de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, medalha que completou 20 anos na quinta-feira (29/8).
A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo