Aída dos Santos, aos 87 anos, participa de homenagem por sua trajetória no atletismo e no esporte olímpico, neste sábado (31/8), às 20:30, no Rio de Janeiro, na sessão programada pelo CineEsporte para a exibição do documentário "Aída dos Santos, Uma Mulher de Garra". O evento terá entrada franca (sujeita a lotação da sala). Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência no Cinesytem Botafogo (Praia do Botafogo, 316, Rio).
Robson Maia, presidente da Federação Estadual Rio de Atletismo (FERAt), será o representante do Atletismo Brasil no evento.
O filme integra a programação da 6ª edição do Festival de Cinema de Esportes que vai até o dia 3 de setembro, no Rio, com uma série de curtas e longas metragens sobre várias modalidades. Veja programação completa em www.cineesporte.com.
O documentário, de 26 minutos, de André Pupo e Ricardo Quintela, aborda a trajetória de Aída dos Santos, a primeira brasileira finalista olímpica, quarta colocada no salto em altura nos Jogos Olímpicos de Tóquio-1964, feito que completará 60 anos em outubro. Foi o melhor resultado das mulheres brasileiras até a edição de Atlanta-1996.
Ela foi a única mulher a integrar a delegação brasileira naquela edição do evento, sozinha, sem treinador e sem sapatilha - competiu com uma sapatilha de velocidade, emprestada. Ainda disputou o pentatlo nos Jogos da Cidade do México-1968 (foi 20ª colocada).
Outro documentário que traz a vida de um personagem do atletismo é 'Vanderlei: pernas, cabeça e coração'. Produzido pelo Comitê Olímpico do Brasil, pode ser assistido no YouTube do Time Brasil. Narra a trajetória de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, medalha que completou 20 anos na quinta-feira (29/8).
A Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O atleta correu 48.08 em Shaoxing/Kegiao, na China, neste sábado (3/5), e ficou em segundo; o brasileiro, em terceiro no Ranking Mundial da World Athetics, segue para Guangzhou também na China para a disputa do Campeonato Mundial de Revezamentos com o Atletismo Brasil
O brasileiro e paulista de São Joaquim da Barra venceu sua primeira corrida, nos 400 m com barreiras (47.97), no Grand Slam Track, na etapa de Miami (EUA); volta a correr neste domingo (4/5) os 400 m rasos, por mais pontos e o prêmio de US$ 100 mil
Em reunião realizada em Mar del Plata, na Argentina, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou que receberá os campeonatos de área Sub-18 e de Marcha Atlética em 2026, o Sul-Americano Adulto, em 2027, no Ibirapuera, em São Paulo, e o de Trilha e Montanha em 2028
Cinco treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana