Capa

Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama

02.10.2024  |    875 visualizações

A CBAt apoia e divulga a campanha, que estimula o autoexame e as medidas preventivas e de conscientização; a prática de atividade física e a alimentação saudável estão associadas ao menor risco de desenvolver a doença

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) apoia a Campanha Outubro Rosa, que estimula o autoexame e as medidas preventivas e de conscientização entre as mulheres para o diagnóstico do câncer de mama. Os homens também são acometidos desse mal, mas em número bem menor. A CBAt reforça que a prática de atividade física e a alimentação saudável estão associadas ao menor risco de desenvolver a doença.

"Mulher: seu corpo, sua vida" é o tema da campanha lançada em todo o Brasil, dia 1º de outubro, pelo Ministério da Saúde e que será veiculada na TV, rádio, internet e em locais públicos em todo o país. Câncer de mama e câncer do colo do útero tem prevenção, diagnóstico e tratamento disponíveis no SUS, informa o Ministério da Saúde.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas a incidência cresce especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. 

O câncer do colo do útero é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama. No Brasil, é o terceiro mais incidente na população feminina - foram 17 mil novos casos de 2023 a 2025, 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. 

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Existe tratamento para câncer de mama e cerca de 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e amamentar.

Segundo o Instituto Oncoguia, cerca de 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão ocorre por via sexual. O uso de preservativos durante a relação sexual protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. 

A vacinação contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS. Além disso, o exame preventivo contra o HPV - Papanicolau - pode identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero. 

A CBAt alerta a todas as atletas, treinadoras, árbitras, integrantes de comissões disciplinares e gestoras: Façam mamografia e Papanicolau e informem-se sobre o tema!

A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
14.07.2025

Nos 10 km os campeões foram a atleta olímpica Tatiane Raquel da Silva e Wallace Evangelista Caldas; as duas corridas têm Selo Prata e Permit CBAt

13.07.2025

A atleta saltou 4,73 m no Campeonato Nacional de Clubes de Portugal - 2ª Divisão, neste domingo (13/7), para assegurar o índice fixado pela World Athletics e garantir presença na seleção do Atletismo Brasil que disputa a competição mais importante do ano em Tóquio (JAP), em setembro

10.07.2025

O Atletismo Brasil integra a delegação do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com 55 atletas e 13 oficiais - dentre eles 10 treinadores - que vai ao Paraguai para brigar por pódios, vagas no Pan de Lima em 2027 e por preparação aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028

09.07.2025

Voto de louvor a atleta que morreu no dia 30 de junho, aos 93 anos, apresentado pela senadora Leila Barros foi aprovado nesta quarta-feira (9/7), em Brasília; segunda negra do Brasil a competir em uma Olímpiada - Helsinque-1952 -, era companheira de Adhemar Ferreira da Silva no São Paulo FC