Capa

Atletismo Brasil convoca seleção para Pan-Americano Sub-20

17.09.2025  |    112 visualizações

A competição será realizada de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia, com a presença de 18 países e atletas que estão entre os seis melhores do Ranking Top List Pan-Americano

O calendário internacional da categoria sub-20 ainda tem disputas importantes em 2025. O Atletismo Brasil fez, nesta quarta-feira (17/9), a convocação de 14 atletas para o Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo, que será realizado de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia. O Sul-Americano Sub-20 de Atletismo será em Lima, no Peru, de 31 de outubro a 2 de novembro.

Dentre os atletas que garantiram presença na seleção brasileira que irá ao Pan (os melhores posicionados no Ranking Top List Pan-Americano Sub-20 até a sexta posição, de 1/1 a 7/9) estão destaques do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-20 de Recife, realizado no início de setembro.

Alessandro Borges Soares, campeão brasileiro do arremesso do peso, com 20,15 m (recorde do campeonato), e Maria Eduarda de Oliveira (Barra Bonita-SP), campeã do salto em altura, com 1,86 m (bateu o recorde do campeonato e igualou o recorde brasileiro, que tinha 41 anos e era de Orlane dos Santos) foram convocados.

"Mais um palco para que os atletas possam brilhar", comentou Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que fez a live de convocação ao vivo, na madrugada de Tóquio, onde está como Chefe de Delegação do Atletismo Brasil no Mundial do Japão.

"Sejam muito bem-vindos a mais uma seleção brasileira de atletismo. Meus cumprimentos aos atletas, treinadores, familiares, clubes e federações, equipes multidisciplinares, patrocinadores, a todos que colaboram para a formação desses atletas. Desejo muito sucesso no Pan! São 18 países confirmados e podemos esperar um grande evento", disse Wlamir.

ATLETISMO BRASIL NO PAN SUB-2
Feminino
Maria Eduarda de Oliveira (Associação Desportiva Barra Bonita-SP) - salto em altura
Beatriz Marafiga (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - lançamento do dardo
Amanda Miranda da Silva (Prefeitura Municipal de Cianorte-PR) - 400 m com barreiras
Kimberly Cristiny de Souza Assiz (Prefeitura Municipal de Colombo-PR) - lançamento do martelo
Edimara Alves de Jesus (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - arremesso do peso
Sara Custodio de Almeida (Instituto Cultural Atilio Sulman - SP) - lançamento do dardo
Rafaela Stinghen Neri (Associação Prática de Atletismo Jaraguá do Sul-SC) - salto com vara
Samanta Santos (Associação Esportiva Taubaté de Atletismo-SP) - lançamento do disco
Masculino
João Guilherme Escorcio da Silva (ADC São Bernardo-SP) - lançamento do martelo
Alberto Rodrigues (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - lançamento do disco
Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) - arremesso do peso
Thiago Borges Santos Lacerda (ADC São Bernardo-SP) - lançamento do dardo
Pedro Rafael Modesto (Instituto Dias Melhores Vale-SP) - arremesso do peso
Weslei Santos (Clã Delfos-MG) - 800 m

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

 

Leia também...
16.09.2025

Campeão mundial em 2022, barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas: final será na manhã de sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília)

15.09.2025

Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa

14.09.2025

Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano

14.09.2025

Fã da cultura japonesa, a atleta comemorou primeira final em Mundiais, disputada na manhã deste domingo (14/9), pelo horário de Brasília; competição vai até o dia 21 de setembro