A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), autorizada pelo ADC/World Athletics de Santa Fé (Argentina), realiza o Curso para Treinadores Nível I - WA, no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (São Paulo). Iniciado no último dia 8, com término previsto para terça-feira (15/10), o Curso está sendo ministrado por Kiyoshi Takahashi e Jorge Marcos Rodgerio Carlos e prossegue até a próxima terça-feira (15/10).
"É um curso de Nível I da WA destinado a treinadores iniciantes. Trata do desenvolvimento de todas as provas do atletismo", afirmou Kyoshi. "Teórico e prático, além do desenvolvimento das provas, trata também de organização do treinamento e disciplinas de formação geral", acrescentou Jorjão. "Temos um bom aproveitamento dos participantes, todos muito interessados nos conteúdos", concordaram os ministrantes.
Os treinadores que participam da formação da WA são Ana Cristina de Arruda Oliveira Santos (MS), Ana karolyne de Campos Silva (MT), Balbino da Silva Santos (SP), Cleberson Jorge Wagner (SC), Diony Carlet (SC), Éric Charles Novello (SC), Esmeraldo Rodrigo da Cunha Bersacula (SP), Everton Barbosa da Silva (SP), Fábio de Oliveira (SC), Fabio Oliveira Ribeiro (SP), Flavio Barbosa da Cruz (SP), Hiller Franco Entringer (RJ), José Carlos Ferreira Santana (SP), Lorraine de Paula Rodrigues (MS), Lucas Mendes de Souza Junior (PR), Monica Gregório Pereira (SP), Rafael Cabral dos Santos (MS), Rodrigo Aparecido de Carvalho (SP), Rudney Dias Nogueira (MG), Thiago Strasburger Trierweiler (RS), Tiago Florêncio Bueno (SP), Vinícius Scomparim Tavares (SP), Wellington Nunes da Cunha (PR) e Yuri da Silva Ventura Faustino da Silva (SP).
As vagas foram preenchidas de acordo com os critérios de classificação publicados na nota oficial 141/2024.
Das 24 vagas disponíveis, duas foram reservadas para cada uma das cinco regiões do Brasil sendo uma para cada gênero, homem e mulher, aplicado o critério de classificação para definição dos nomes.
As vagas restantes foram distribuídas entre os treinadores melhores classificados de acordo com critérios de elegibilidade: ter registro válido na CBAt; não ter realizado o curso anteriormente (inclusive no formato EAD); ter atletas nos Rankings Brasileiros Sub-16, Sub-18, Sub-20, Sub-23 ou Adulto nos últimos três anos (foram priorizados os que trabalham nas categorias de base); ter atletas medalhistas em Campeonatos Brasileiros nos últimos três anos; ter atletas convocados ou ter sido convocado como treinador para integrar delegações brasileiras nos últimos cinco anos; maior tempo de registro de treinador na CBAt.
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo