Ser uma ação em favor do desenvolvimento do salto com vara no Brasil e no Rio de Janeiro é o objetivo da Clínica de Salto com Vara e I Copa Nacional do Salto com Vara marcadas, respectivamente, para os dias 26 e 27 de outubro, sábado e domingo, no Rio de Janeiro.
O coordenador do evento, o treinador Marlon Borges, de 52 anos, saltou na geração de Elson Miranda - que atuou na formação e desenvolvimento de atletas como a campeã mundial Fabiana Murer e o campeão olímpico Thiago Braz. Em 1995, Marlon saltou 5,42 m, sua melhor marca, numa competição na Europa, pelo espanhol Barça, que foi seu clube.
Explica que ele e Elson eram do "segundo bloco lá de cima", quando o salto com vara não tinha material - colchões, pistas e varas. O que se buscava era trazer atletas brasileiros e sul-americanos para o mundo do salto com vara. "Hoje temos mais centros de treinamento, material, varas e condições de qualificar cada vez mais os nossos profissionais, dar qualidade e desenvolver a prova", afirmou.
Depois de sua geração e de Elson, o Brasil teve muitos saltadores bons. Fabiana Murer, bicampeã mundial e da Diamond League, recordista brasileira e sul-americana (4,87 m, em 3/7/2016) e Thiago Braz, campeão olímpico, recordista brasileiro e sul-americano, com 6,03 m (15/8/2016), são os expoentes. Mas a prova teve vários outros nomes de destaque, como a atleta olímpica Joana Ribeiro da Costa (Rio-216), Karla Rosa, hoje treinadora de Juliana De Menis Campos (que foi aos Jogos Olímpicos de Paris-2024), os também atletas olímpicos Fábio Gomes da Silva (Londres-2012) e Augusto Dutra (Rio-2016). E sucessivas gerações.
"E o Elson - e a Fabiana Murer - vão dizer pra gente como foi entrar no círculo europeu, melhorar e conseguir aumentar esse grupo de brasileiros, o que é de melhor qualidade e que caminho tomar", explicou Marlon, acrescentando que o evento tem o suporte da Federação Estadual Rio de Janeiro (FERAt), responsável pela parte técnica, inscrições e arbitragem da Copa - as disputas serão no domingo pela manhã (27/10), nos naipes masculino e feminino -, e da Escola Naval da Marinha do Brasil, que vai receber o evento.
O objetivo da atividade é que fiquem as lições aprendidas dos trabalhos que obtiveram sucesso nacional e mundial. Os temas: Metodologias de treinamento – experiências que deram certo e errado na preparação de atletas; Periodização – como preparar um atleta de salto com vara, para que ele atinja o pico de performance na competição alvo; e Fundamentos técnicos do salto com vara – principais fundamentos técnicos da prova e como trabalhá-los.
A mesa-redonda será conduzida por treinadores e atletas de alto rendimento, com a participação de convidados, oficiais e alunos da EsEFEx, AMAN, Escola Naval e AFA. Estarão na coordenação Elson Miranda e Fabiana Murer, mais os treinadores Henrique Camargo Martins (EC Pinheiros-SP), Renato Átila Souza (São Bernardo do Campo-SP), Alexandre Moratto (AD Centro Olímpico-SP) e os atletas Augusto Dutra, Ayla Sakamoto, Lucas Alisson Pedro (campeão do Troféu Brasil-2024), Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, do decatlo, dentre outros participantes.
I COPA DE SALTO COM VARA - O objetivo da I Copa Nacional de Salto com Vara Escola Naval - FERAt 2024 é o intercâmbio entre entidades brasileiras também para o desenvolvimento da prova no Estado do Rio.
A I Copa Nacional de Salto com Vara Escola Naval - FERAt 2024 será organizada e dirigida pela FERAt, segundo as regras da World Athletics e normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Será disputada na pista da Escola Naval (Av. Almirante Sylvio de Noronha, s/n – Castelo, CEP 20021-010 - Rio de Janeiro/RJ), na manhã de domingo (27/10).
As equipes deverão enviar à FERAt, lista dos integrantes com nomes e CPFs, (técnicos, pessoal de apoio etc.) para identificação prévia, agilizando o acesso no dia do evento.
A taxa é de R$ 50,00 e as inscrições devem ser feitas até esta sexta-feira (18/10). A planilha com as inscrições dos atletas deve ser encaminhada para o e-mail formularios@feratrio.org.br; os comprovantes de pagamentos para secretaria@feratrio.org.br.
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Pela primeira vez no mundo os cursos são realizados em três grupos de provas - Marcha Atlérica, Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas - com 50 profissionais de todas as regiões do Brasil; CBAt agradece a Sul-Americana, a World Atletics e a Caixa por poder ofertar ainda mais capacitação aos técnicos
A entidade teve votos de conselheiros do Instituto Sou do Esporte nas categorias Governança Melhores Práticas, Práticas Inovadoras e Comissão de Atletas, que será premiada pela primeira vez nesta nona edição do evento, marcado para o dia 10 de dezembro, no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro
O dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder no Brasil colonial, aponta para uma reflexão sobre o racismo estrutural na sociedade brasileira; a história e a galeria de medalhistas olímpicos nacionais mostram o pioneirismo e a glória dos negros no esporte
O episódio de número 44 revela bastidores inéditos da temporada olímpica, marcante na carreira da marchadora que viveu grandes emoções, inclusive com choros de muita alegria e frustração também. Vale a pena conferir o bate-papo