Caio Bonfim - medalha de prata na marcha atlética 20 km nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 - foi indicado a duas categorias - Melhor do Ano - Troféu Rei Pelé e Atleta da Torcida -, além de ganhar o Melhor do Ano no Atletismo do Prêmio Brasil Olímpico (PBO). A cerimônia de entrega será realizada no dia 11 de dezembro, no Vivo Rio (Rio de Janeiro).
Os indicados foram anunciados pelo Comitê Olímpico do Brasil neste domingo (1/12). Ana Sátila (canoagem slalon), Beatriz Souza (Judô), Rebeca Andrade (ginástica artística), Caio Bonfim (atletismo), Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade) são os seis candidatos ao prêmio Melhor do Ano, que vai receber o Troféu Rei Pelé. A honraria será entregue aos melhores atletas, masculino e feminino, da temporada 2024 dentre todas as modalidades olímpicas. Os vencedores serão relevados na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico.
Na sexta-feira (29/11), Caio Bonfim já havia sido anunciado, juntamente com os atletas das modalidades individuais, como o Melhor do Ano do Atletismo. É a segunda vez seguida que Caio vence no atletismo (2023 e 2024) e a terceira no geral - em 2017 foi o Melhor do Atletismo e também o Atleta da Torcida. Em 2023 fechou a temporada com sua segunda medalha conquistada em Mundiais (Londres-2017 e Budapeste-2023) e foi o Melhor do Ano do Atletismo Brasil também no Prêmio Melhor do Ano da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Caio já competiu a Olimpíada de Paris, com o índice dos 20 Km assegurado para o Mundial de Tóquio 2025 (Japão), que será realizado 13 a 21 de setembro. A marca mínima exigida é 1:19:20 e ele já fez menos que isso em várias ocasiões em 2024. Aliás, Caio lidera o Tour Mundial 2024 dos 20 km marcha atlética (similar a Diamond League da marcha), com 4.072 pontos, por seus três resultados em Taicang (CHN), no dia 3 de março (1:17:44), em La Corunã (ESP), em 18 de maio (1:17:52), e na Olimpíada, em Paris, no dia 1 de agosto, com o tempo da medalha de prata (1:19:09).
A World Atletics deverá anunciar os vencedores do Tour Mundial 2024 ainda em dezembro. Caio lidera o Tour nos 20 km (4.072 pontos), seguido pelo campeão olímpico, o equatoriano Brian Pintado (4.068 pontos) e pelo medalhista de bronze em Paris, o espanhol Álvaro Martín (4.035 pontos).
A temporada olímpica já acabou para Caio e o foco está em 2025. Competirá nos 35 km do World Race Walking Tour, categoria bronze, no Parque St Anne's de Dublin, Irlanda, no dia 15 de dezembro. Caio - que neste momento da preparação está fazendo um treinamento de mais rodagem - vai a Dublin também pelo índice para disputar o Mundial de Tóquio, nos 35 km da marcha atlética. A marca fixada pela World Athletics para a distância é de 2:28:00 e o prazo para a obtenção de 5 de novembro de 2024 a 4 de maio de 2025.
Caio viaja dia 12 de dezembro, após a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
ATLETA DA TORCIDA - A votação para o Atleta da Torcida do Prêmio Brasil Olímpico (PBO) 2024 vai até a noite do dia 11, quarta-feira da semana que vem. Dois dos seis indicados são medalhistas olímpicos do atletismo: Caio Bonfim e Alison dos Santos (campeão mundial e duas vezes medalhista de bronze nos 400 m com barreiras).
São seis finalistas, que podem ser votados pelo site do Comitê Olímpico do Brasil (COB) até a hora da premiação, dia 11/12: Ana Sátila (canoagem slalom), Beatriz Souza (judô), Tatiana Weston-Webb (surfe), Alison dos Santos – Piu (atletismo), Caio Bonfim (atletismo) e Darlan Souza (vôlei).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O atleta correu 48.08 em Shaoxing/Kegiao, na China, neste sábado (3/5), e ficou em segundo; o brasileiro, em terceiro no Ranking Mundial da World Athetics, segue para Guangzhou também na China para a disputa do Campeonato Mundial de Revezamentos com o Atletismo Brasil
O brasileiro e paulista de São Joaquim da Barra venceu sua primeira corrida, nos 400 m com barreiras (47.97), no Grand Slam Track, na etapa de Miami (EUA); volta a correr neste domingo (4/5) os 400 m rasos, por mais pontos e o prêmio de US$ 100 mil
Em reunião realizada em Mar del Plata, na Argentina, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou que receberá os campeonatos de área Sub-18 e de Marcha Atlética em 2026, o Sul-Americano Adulto, em 2027, no Ibirapuera, em São Paulo, e o de Trilha e Montanha em 2028
Cinco treinadores foram chamados para comandar o Atletismo Brasil em Anapoima, Colômbia, dia 17 de maio; a delegação terá 18 atletas numa das competições mais fortes do mundo, em função do elevado nível técnico da prova na região pan-americana