Capa

Alessandro Borges, destaque do Brasil no Sul-Americano Sub-18

03.12.2024  |    99 visualizações

O arremessador, que este ano venceu o mundial escolar do Bahrein e lidera o ranking sul-americano, quer melhorar sua marca pessoal em San Luis, na Argentina, em sua despedida da categoria; em 2025, vai mirar resultados no sub-20 e sub-23 no arremesso do peso, prova do campeão mundial Darlan Romani

Alessandro Borges Soares (Nipo Brasileira SMLER Araçatuba-SP), de 17 anos, é um dos destaques do Atletismo Brasil no Campeonato Sul-Americano Sub-18, que será realizado de sexta-feira a domingo (6 a 8/12), na cidade argentina de San Luis. No arremesso do peso, Alessandro foi campeão mundial escolar no Bahrein, em outubro, lidera o Ranking Sul-Americano, é quarto no Ranking Mundial e o recordista brasileiro sub-18 (20,32 m).

Também está qualificado para competir no lançamento do disco no Sul-Americano de San Luis. Sua melhor marca é 50,72 m, do Brasileiro Sub-18, em setembro.

Alessandro, de 17 anos, venceu o arremesso do peso com 20,59 m, na ISF Gymnasíade 2024 (a marca superou o recorde brasileiro da prova na categoria, mas não foi feita numa competição reconhecida pela World Athletics). Sua melhor marca pessoal é 20,32 m (5 Kg), de 28/9/2024, obtida no 9º Open Paulista, em Presidente Prudente (São Paulo).

Alessandro Soares vem fazendo uma excelente temporada na categoria sub-18. Venceu o Campeonato Brasileiro Sub-18 em Recife, Pernambuco, no arremesso do peso (19,34 m) e no lançamento do disco (50,72 m) e foi eleito o melhor atleta da competição. 

"Eu espero melhorar a minha marca nesse Sula, a gente está trabalhando para isso, vai dar tudo certo, se Deus quiser, preciso melhorar a minha marca para me despedir bem da categoria", afirmou Alessandro.

A treinadora Andrea Maria Pereira Britto, acredita que Alessandro está preparado para chegar aos 20,80 m ou até aos 21 metros no Sul-Americano de San Luis e bater o recorde brasileiro sub-18. Entende que o resultado da Gymnasíade serviu para aumentar a sua confiança. "Ele é uma potência e pode bater o próprio recorde no Campeonato Sul-Americano."

Como o Sul-Americano mudou de data Alessandro estendeu o seu período competitivo, de treinamento. "Na volta, vou ficar alguns dias de férias, mas logo retornar para os treinamentos e começar a base para 2025. O Brasileiro Sub-23 já é bem no começo do ano e vou estrear na categoria. A gente espera muita coisa boa por aí", comentou.

"Essas marcas que alcancei este ano são consequência do meu esforço, um presente de Deus.  Estamos com um pensamento muito alto para 2025, meu primeiro ano sub-20. Quero arremessar uns 20 metros e, para 2026, estar forte no Mundial Sub-20 - não quero ser mais um, como este ano, quero brigar para mostrar que o Brasil está no topo. Para isso, meu foco é dar o meu melhor em treinamento e competição", completou. Alessandro integrou a seleção brasileira no Mundial Sub-20 de Lima, no Peru.

O Atletismo Brasil terá também Francisco Paulo Barbosa Petri (Associação Marcelândiense de Atletismo-MT), de 17 anos, que lidera o Ranking Sul-Americano sub-18 no lançamento do dardo, com 74,66 m, e ocupa a sexta posição da categoria no mundo. Francisco treina com Rogério dos Santos e nos Jogos da Juventude, em João Pessoa, em novembro, venceu a prova com 72,93 m e fez 74,66 m na qualificação, com o recorde do campeonato que durava dez anos (era de Pedro Luiz Prado Barros, com 71,04 m, de 2014).

Se há destaques em provas de campo, como o peso e o dardo, a delegação brasileira também tem forças, no masculino, nas provas de pista. Lucas de Almeida Rosa (Associação Corville de Atletismo-SC), de 16 anos, que domina a categoria nos 400 m com barreiras, mesma prova do campeão mundial e medalhista olímpico Alison dos Santos, o Piu, também lidera o ranking do continente. Lucas treina com Margit Weise e sua melhor marca pessoal é 52.67, de agosto deste ano.

Gabriel Souza Tibúrcio (AAARP-SP), 17 anos, foi o último campeão brasileiro sub-18 nos 200 m com 22.03 (-1.6 m/s) e nos 100 m, com 10.74 (-0.5). Gabriel, que jogava futebol na Escolinha do Botafogo, em Ribeirão Preto (SP), começou no atletismo em casa, na pandemia, treinando com pneus, cordas e botijão de gás, com os exercícios que já conhecia da prática esportiva. "Sempre gostei de correr", afirma o atleta, que treina na Cava do Bosque e na USP de Ribeirão Preto com Alex Faustino e Sidney Avelino. 

Margit Weise é a treinadora-chefe do Brasil e acredita na força da seleção, apesar de a competição ter saído e voltado ao calendário, em função de mudança da sede. "Vamos com uma equipe forte. Esta geração que está surgindo, com atletas de 15, 16 anos até, tem um potencial muito grande. É uma geração que vai dar bastante alegria", disse Margit.

Edemar Alves e Pedro Arid serão os delegados da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

 

Leia também...
03.12.2024

A competição será realizada de 6 a 8, em San Luis, reunindo os jovens atletas do Continente; o grupo se reúne nesta quarta-feira (4/12) em Bragança Paulista, São Paulo, e viaja na quinta (5/12) levando uma geração talentosa e capaz de obter bons resultados

02.12.2024

A entidade faz aniversário neste dia 2 de dezembro e junto com a sua comunidade comemora também a renovação com as Loterias Caixa por quatro anos, até os Jogos de Los Angeles 2028: mais do que um presente, é um marco para o atletismo brasileiro!

01.12.2024

O Prêmio Brasil Olímpico será realizado no dia 11 de dezembro, no Rio, e o medalhista olímpico da marcha atlética 20 km em Paris, duas vezes medalhista em Mundiais, está entre os reconhecidos por sua incrível atuação na temporada; também pode ser votado como Atleta da Torcida, assim como Alison Piu

27.11.2024

Ex-marchadora, advogada formada e profissional conceituada no atletismo a treinadora aprovou a iniciativa de trazer ao Brasil cursos da World Athletics para capacitar ainda mais os que atuam com os atletas de elite e com formação em seus clubes e seleções