Capa

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul anuncia bolsas Pró-Atleta 2025

22.01.2025  |    246 visualizações

As 103 vagas disponíveis para cursos de graduação são para medalhistas em competições estaduais, nacionais e internacionais em esportes olímpicos, paralímpicos e em Jogos Universitários Brasileiros; os interessados podem se candidatar até o dia 13 de fevereiro

Treinar e competir enquanto estuda, sem custo, e garantir o futuro pós-carreira - o atleta pode ser um médico, por exemplo - é um caminho que começa a se consolidar no Brasil para quem pratica esportes olímpicos como o atletismo. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou o Pró-Atleta - UFMS 2025 (Programa de Atleta de Alto Rendimento Esportivo) e abriu 103 vagas para cursos de graduação. O programa oferece bolsas para os que comprovarem resultados em esportes olímpicos, paralímpicos e nos Jogos Universitários Brasileiros (entre 2022 e 2024).
 
Medalhistas em competições estaduais, nacionais e internacionais podem se candidatar até o dia 13 de fevereiro (as inscrições são on-line, gratuitas, uma por pessoa). O resultado final para a matrícula sai no dia 23 de fevereiro (https://ingresso.ufms.br/pro-atleta/). 
 
O edital 18/2025-PROGRAD/UFMS define as condições para o Pró-Atleta. É um processo seletivo e o atleta deve comprovar resultados em competições esportivas, com chancela de entidades como a Federação de Atletismo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As vagas são destinadas a atletas de atletismo e as demais modalidades dos Jogos Olímpicos, Paralímpicos ou Universitários Brasileiros, com bons resultados - medalhas de ouro, prata e bronze - de abrangência estadual, nacional ou internacional, em 2022, 2023 e 2024. 

"A Pró-Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul está de parabéns por criar esse programa. Um campeão brasileiro que vai para a Universidade pode escolher o curso que desejar e disputar vaga, sem custo. E uma vez na Universidade ainda pode disputar as bolsas de apoio, de pesquisa. É um grande incentivo!", afirma o professor Ageu de Oliveira Pereira, presidente da Federação de Atletismo do Estado de Mato Grosso do Sul, que está ajudando os estudantes com a obtenção da documentação necessária.

"Com esse incentivo, atletas de 17, 18 anos e acima, que não encontram espaço para treinar em clubes no Mato Grosso do Sul e têm de sair para outros Estados podem permanecer aqui", completa Ageu.

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma instituição de ensino pública federal com campi nas cidades de Aquidauana, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas e sede administrativa na Cidade Universitária de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
17.09.2025

A competição será realizada de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia, com a presença de 18 países e atletas que estão entre os seis melhores do Ranking Top List Pan-Americano

16.09.2025

Campeão mundial em 2022, barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas: final será na manhã de sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília)

15.09.2025

Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa

14.09.2025

Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano