Um total de 172 atletas (103 no masculino e 69 no feminino), de 48 clubes e 13 Estados estão inscritos no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025. A competição (categoria D, para efeito de pontuação), valendo índice e pontos para o Ranking do Mundial Indoor, será realizada no dia 1 de fevereiro, na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo.
A competição começa às 9:30, com a final dos 3.000 m masculino, e termina com a disputa dos 60 m com barreiras feminino, às 16:10. As provas do salto com vara serão realizadas em pista indoor e as demais ao ar livre. As provas similares são 60 m, 60 m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, arremesso do peso, 400 m, 800 m, 1.500 m e 3.000 m.
O Esporte Clube Pinheiros inscreveu 27 atletas na competição, o maior número de participantes. São vários os bons saltadores da equipe inscritos: Elton Petronilho, Matheus Adão de Sá, Regiclecia Candido da Silva e Gabriele Souza dos Santos, no salto triplo, Thiago Moura e Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues, no salto em altura e Eliane Martins, no salto em distância, dentre outros. E também velocistas e fundistas, como Vitória Rosa e Lorraine Martins, nos 60 m, e Maria Lucineida Moreira e Mirelle Leite da Silva, nos 3.000 m.
Em 2024, no Desafio CBAt Loterias Caixa, o paranaense Gabriel Boza (Praia Clube-Exército-Futel-MG), foi um dos destaques da competição no salto em distância - prova realizada na pista indoor. Gabriel ganhou com 7,98 m (-0.4) e comemorou sua qualificação para o Sul-Americano de Cochabamba. Lucas Marcelino dos Santos (EC Pinheiros-SP) foi segundo colocado (7,80 m, 0.1) e Samory Uiki (Sogipa-RS) o terceiro (7,52 m, -0.4). O trio está inscrito na competição do dia 1.
Embora no Brasil seja verão, o campeonato se insere no calendário das competições indoor, realizadas durante o inverno no Hemisfério Norte - a única pista indoor oficial na América do Sul fica em Cochabamba, na Bolívia, onde será realizado o Campeonato Sul-Americano, dias 22 e 23 de fevereiro.
O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing, China. Os critérios de qualificação para Nanjing foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, criada para ajudar atletas, mídia e fãs a acompanhar o processo. A janela de qualificação começou em 1º de setembro de 2024 e vai até 9 de março de 2025.
O Atletismo Brasil tem 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). O último campeão foi Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m), no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A brasileira saltou 4,68 m no meeting grego Fly Athens neste domingo (6/7), em prova realizada na rua e que teve como cenário o Estádio Panathinaiko, que recebeu o 1º Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896; a atleta, que saltou 4,66 m e 4,63 m em junho, fez seu PB pela terceira vez em 35 dias
O brasileiro Piu, duas vezes medalhista olímpico, venceu os 400 m com barreiras no Prefontaine Classic, no Hayward Field, mesmo estádio do Oregon (EUA) em que foi campeão mundial, neste sábado (5/7), com a sua melhor marca da temporada: 46.65
A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País