Capa

Saltos femininos reúnem as melhores do Ranking no Brasileiro Indoor

28.01.2025  |    659 visualizações

Elaine Martins, Lissandra Campos e Nemata Nikiema, no salto em distância, Gabriele dos Santos, Regiglecia da Silva e Kattllyn Zanette, no salto triplo, disputam a competição de sábado (1/2) com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil

A disputa dos saltos horizontais femininos - em distância e triplo - promete ser competitiva no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025, no sábado (1/2), em Bragança Paulista, São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo. 

O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking do Mundial Indoor. 

Estão inscritas as três primeiras colocadas do Ranking Brasileiro no salto em distância - Elaine Martins (Pinheiros-SP), Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenílson-MT) e Nemata Nikiema, atleta de Burquina Faso que mora e treina no Brasil, pela ordem. E também as do tope do Ranking do salto triplo - a atleta olímpica Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP), Regiclecia Cândido da Silva (Pinheiros-SP) e Katllyn Pamela Daniel Zanette (União Catarinense de Atletismo-SC).

"É o início da temporada e a gente pode corrigir erros que precisa consertar para o ano. O meu objetivo é fazer o meu melhor, como sempre, em busca de uma vaga para o Sul-Americano Indoor. A gente vem treinando muito bem e iniciando a temporada o objetivo é sempre dar o melhor, mas deixar as coisas acontecerem sem me cobrar demais", disse Lissandra, de 22 anos, que treina em Cuiabá (MT) com a treinadora Maria Aparecida Souza de Lima, a Cida, atleta olímpica (disputou os Jogos de Atlanta-1996).

São 172 atletas (103 no masculino e 69 no feminino), de 48 clubes e 13 Estados inscritos no Campeonato. As disputas serão na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo a partir das 9:30, com os 3.000 m masculino. Os 60 m com barreiras feminino, às 16:10, fecham a competição.

As provas do salto com vara serão realizadas em pista indoor e as demais ao ar livre. As provas similares são 60 m, 60 m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, arremesso do peso, 400 m, 800 m, 1.500 m e 3.000 m.

O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba (BOL) será nos dias 22 e 23 de fevereiro. Serão convocados para o Atletismo Brasil os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, até dois atletas por prova. Os critérios de convocação foram detalhados em nota oficial (link abaixo).

CRITÉRIO DE CONVOCAÇÃO

O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing, China. Os critérios de qualificação foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta 'Road to Nanjing 25’, onde atletas, mídia e fãs podem acompanhar. A janela de qualificação (começou em 1º de setembro de 2024) vai até 9 de março. 

ROAD TO NANJING

Na história, o Atletismo Brasil soma 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m) foi o último campeão, no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia). E Mauro Vinícius da Silva, Duda, é o único bicampeão mundial indoor (Istambul-TUR/2012 e Sopot-POL/2014).

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
03.07.2025

O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País

02.07.2025

Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70

01.07.2025

O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)

01.07.2025

A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial