Um Curso Básico de Arbitragem em Marcha Atlética, que também aponta para o desenvolvimento da prova após o sucesso do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi realizado dias 25 e 26 em São Bernardo do Campo, São Paulo, promovido pela Federação Paulista de Atletismo e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e ministrado pelo professor Nilton César Ferst, árbitro internacional (World Athletics - categoria Gold).
O Atletismo Brasil teve equipe olímpica completa, com seis atletas (três homens e três mulheres), e a conquista da inédita medalha de prata de Caio Bonfim nos 20 km nos Jogos de Paris.
O curso promovido na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, São Paulo, com aulas teóricas e práticas reuniu 39 árbitros de 7 Estados - Goiânia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo - e mais o Distrito Federal. A estrutura, alimentação e hospedagem foi oferecida pela FPA no próprio local.
O curso explorou toda a Regra Técnica 54, que trata sobre a Marcha Atlética e vários vídeos foram utilizados para uma melhor compreensão e entendimento da prova. Os conceitos foram aplicados na prática, com a participação de atletas marchando e os árbitros simulando o julgamento de uma prova oficial.
"O curso foi fantástico, pois contou com a representatividade de árbitros interessados no julgamento da prova e de vários Estados. A proposta é de capacitar mais árbitros brasileiros para a prova, oferecer momentos de discussão e interpretação das regras. O momento prático também foi importante para eles visualizarem atletas marchando”, avaliou Nilton César Ferst, que tem grande vivência na área e ministrou o curso.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A competição será realizada de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia, com a presença de 18 países e atletas que estão entre os seis melhores do Ranking Top List Pan-Americano
Campeão mundial em 2022, barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas: final será na manhã de sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília)
Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa
Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano