Capa

Ketiley Batista bate o recorde brasileiro dos 60 m com barreiras indoor

01.02.2025  |    537 visualizações

A atleta de Pindamonhangaba, São Paulo, correu a prova em 8.00, sua melhor marca pessoal e também nacional; Eduardo de Deus confirmou o favoritismo e ganhou a prova masculina

Ketiley Batista foi destaque da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D), neste sábado (1/2), em Bragança Paulista, São Paulo, ao estabelecer o novo recorde brasileiro para os 60 m com barreiras. A atleta, da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Pindamonhangaba (ASPMP), conquistou o ouro com 8.00 (1.0 m/s). A marca anterior era de Micaela Rosa de Mello, feita no dia 17 de janeiro, em Spokane, Estados Unidos, de 8.02.

Pelas novas regras da World Athletics as competições indoor em pista passam a ser denominadas short track. Assim, para efeito de novos recordes para a distância dos 60 metros com barreiras não faz diferença se a prova foi disputada em pista indoor ou ao ar livre (com o vento válido).

"Eu já tinha a expectativa de uma boa marca. Apesar dos poucos treinos específicos feitos até agora eu estava bem. Mas só fiz três treinos específicos e fiquei surpresa, mas bem feliz com os 8 segundos cravados", disse Ketiley, que baixou em 9 décimos sua melhor marca anterior, de 8.09. "Vou ao Sul-Americano Indoor, mas o meu objetivo principal no ano nem é o Mundial Indoor e sim buscar o índice ou somar pontos para o Campeonato Mundial de Tóquio (ao ar livre, em setembro)", completou a atleta que treina com Luiz Gustavo Consolino. 

Vitória Sena Batista Alves (Praia Clube-Exército-Futel-MG) foi a segunda colocada, com 8.19, e Adelly Oliveira Brito (também do Praia) a terceira, com 8.27.

O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba (BOL) será nos dias 22 e 23 de fevereiro. O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing, China. E o Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro, a competição mais importante do calendário do atletismo no ano.

O barreirista Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) confirmou o favoritismo nos 60 m com barreiras ao conquistar o ouro com 7.68. Gabriel Constantino (EC Pinheiros) foi o segundo colocado (7.69) e Thiago Resende Ornelas dos Santos (AETA - Atletismo Taubaté) o terceiro (7.74).

TODOS OS RESULTADOS

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
19.04.2025

A CBAt chama 14 profissionais com atenção a todos os grupos de provas em disputa para o comando do Atletismo Brasil em Mar del Plata; da mesma forma, três treinadores especialistas nos 100 m e nos 400 m seguem com a delegação para Guangzhou, na China

18.04.2025

Modalidade está em ascensão no País e evento internacional, daqui a um ano, despertará maior interesse; legado também atingirá a parte técnica e a arbitragem; este artigo fecha a série de reportagens publicadas a partir de 12/4/2025, há um ano do Mundial.

16.04.2025

Viviane Lyra, Mayara Vicentainer e Elianay Pereira, algumas das principais marchadoras do País, apostam que a competição vai trazer grande visibilidade e aumentará o interesse da nova geração de atletas brasileiros pela modalidade (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)

16.04.2025

Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2028, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro