Capa

COB e CBAt conversam sobre Célio de Barros e a candidatura do Pan do Rio e Niterói

04.03.2025  |    388 visualizações

Em reunião entre os presidentes Marco La Porta e Wlamir Motta Campos um dos temas foi o compromisso de trabalhar para que o local seja restaurado para receber as competições do atletismo em caso de candidatura vitoriosa da sede

Se a candidatura do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031 for vitoriosa a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) trabalharão unidos para que as competições do atletismo sejam realizadas no Célio de Barros. A restauração do estádio Célio de Barros, de propriedade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foi um dos temas do encontro, realizado no Rio antes do carnaval, entre o presidente da CBAt Wlamir Motta Campos e o presidente do COB Marco La Porta.

A Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou, no fim de janeiro, a candidatura conjunta do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031, com o aval de Eduardo Paes e Rodrigo Neves, prefeitos do Rio e de Niterói.

"Dialoguei com o La Porta no sentido de que, em sendo vitoriosa a candidatura do Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos e Para Pan-Americanos de 2031, tanto o COB quanto a CBAt trabalhem unidos para que o atletismo seja no Célio de Barros. Trabalharemos junto ao Governo do Estado do Rio, que é o proprietário do Célio de Barros, pela revitalização completa para que então ele possa receber o evento e seja um legado efetivo para o atletismo carioca e brasileiro, possa voltar a ser um templo do atletismo brasileiro e receber eventos estaduais, nacionais e internacionais, bem como projetos sociais", afirmou Wlamir Motta Campos.

Paralelamente, há também a ideia de construir uma pista de treinamento de atletismo, espaço para avaliações e testes do Time Brasil, no Parque Olímpico dos Jogos do Rio-2016, ao lado do complexo Maria Lenk, na Barra da Tijuca.

Foi no Célio de Barros que, em 1981, o campeão olímpico Joaquim Carvalho Cruz, nascido em Taguatinga (DF), bateu o recorde mundial juvenil dos 800 m. Mas o estádio não recebe uma competição de atletismo desde 2013. A pista de atletismo foi desativada durante a reforma do Maracanã para Copa do Mundo de 2014, tinha previsão para ser reaberta em 2017, mas isso não ocorreu.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
17.09.2025

A competição será realizada de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia, com a presença de 18 países e atletas que estão entre os seis melhores do Ranking Top List Pan-Americano

16.09.2025

Campeão mundial em 2022, barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas: final será na manhã de sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília)

15.09.2025

Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa

14.09.2025

Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano