A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou eleições para Representantes dos Treinadores e para Representantes dos Árbitros para o período entre 2025 e 2028. Os pleitos serão realizados de 25 a 27 de março, juntamente com a eleição dos integrantes da Comissão de Atletas. Os representantes terão acento no Conselho de Administração da entidade no ciclo até os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028.
A eleição será conduzida pela Comissão Eleitoral nomeada, à qual caberá decidir todas as questões referentes ao pleito, composta por Guilherme Kurtz, Maria Magnólia Figueiredo e Oswaldo Fernandes Neto. Será realizada de 25 de março, a partir das 9 horas, e até o dia 27, às 16 horas.
Todos os detalhes como prazos de inscrição, apuração, interposição de recursos, apelação e resultados estão descritos na Nota Oficial 046/2025, publicada no dia 1 de março.
O período de registro das candidaturas, iniciado em 2 de março, prossegue até o dia 12. As candidaturas devem ser formalizadas via e-mail eleicoes@cbat.org.br, com toda a documentação exigida e cadastro (nome completo, filiação, data de nascimento, estado civil, profissão, cópia do RG e CPF, comprovante de residência, telefones e e-mail para contato, currículo com experiência profissional e/ou desportiva relevante).
O calendário prevê homologação de candidatura entre 13 e 17/3; período de recursos de 18 a 20/3; prazo para a interposição de recursos contra a homologação ou não das candidaturas, análise e julgamento de 21 a 23/3. A publicação da lista dos candidatos homologados será no dia 24. O resultado das eleições e, em ato contínuo, a emissão do Termo de Posse será no dia 28.
No atual Conselho de Administração, com gestão 2021-2025, os Representantes dos treinadores
são Rodrigo Alexandre Weber e Sonia Ficagna e os Representantes dos Árbitros são Josilene da Silva, a Josi, e Florenilson Itacaramby de Almeida, o Flor.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O bom tempo do brasileiro de São Joaquim da Barra foi feito na primeira etapa do Grand Slam Track, na sexta-feira (4/4) e ele volta a correr, desta vez os 400 m rasos, neste domingo (6/4); Alison é campeão mundial e 2025 é ano de Mundial de Atletismo em Tóquio, no Japão, de 13 a 21 de setembro
O prazo de validade da certificação é de três anos e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem concede o documento de adesão ao programa para as entidades que comungam do mesmo objetivo: o esporte livre de dopagem
O Atletismo Brasil chamou seis atletas para cada uma das equipes do 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino (o 4x400 m misto será composto pelos integrantes dos 400 m convocados); na volta do Sul-Americano de Mar del Plata os atletas permanecem em Bragança Paulista até a viagem a China
A competição será realizada de 25 a 27 de abril e a seleção terá 89 atletas (43 mulheres e 46 homens) brigando para manter a hegemonia de títulos do Continente, por índices e pontos no Ranking na corrida por qualificação para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro