Capa

Mayara dos Santos e Eduardo Ribeiro, os campeões dos 800 m na Copa Brasil de Meio-Fundo e Fundo

07.03.2025  |    485 visualizações

Os atletas do Pinheiros fizeram belas corridas para vencer uma das mais charmosas provas do atletismo, que tem história com nomes como Joaquim Cruz, Zequinha Barbosa e Agberto Guimarães; competição termina neste sábado (8/3), com TV Atletismo Brasil

Os campeões dos 800 m foram Mayara dos Santos Leite e Eduardo Ribeiro Moreira, ambos do EC Pinheiros, de São Paulo, na Copa Brasil Loterias Caixa de Meio-Fundo e Fundo, na tarde desta sexta-feira (7/3), em Bragança Paulista, São Paulo. O Brasil tem conquistas importantes nesta prova, com as do campeão olímpico Joaquim Cruz, o campeão mundial Zequinha Barbosa e o campeão pan-americano Agberto Guimarães, todos com muitos resultados internacionais expressivos.

Mayara foi a campeã dos 800 m, com 2.06.84, com uma chegada muito forte no final. "Eu já venho treinando para virar rápido. Foi a minha primeira prova do ano e ainda tenho para melhorar, mas sei que estamos no caminho certo. Meu objetivo é melhorar a minha marca (2.04) e conseguir a vaga no Sul-Americano de Mar Del Plata", disse Mayara, de 29 anos, que treina com Clodoaldo Lopes do Carmo.

Mineiro de Lavras, Eduardo Ribeiro Moreira, o Dudu, foi o campeão dos 800 m, com 1.46.63. Dudu, de 24 anos, que também treina com Clodoaldo Lopes do Carmo, passou 40 dias na altitude de Cochabamba, na Bolívia (cidade a 2.600 m acima do nível do mar). "Cheguei há cinco dias e queria acertar uma corrida para 1.45 logo na primeira prova do ano, mas não larguei bem e passei fraco na primeira volta. Se tivesse em 'coelho' puxando a prova acredito que já sairia agora 1.45", disse Dudu, que estava fazendo treinos de volume e agora vai entrar numa fase mais específica para os 800 m, nos treinamentos em Bragança Paulista, onde vive.

Sua melhor marca pessoal é 1.45.10 (7/5/2023), do Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Seus focos na temporada são o Sul-Americano Adulto de Mar Del Plata, Argentina, em abril, e o Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão, em setembro.

As Copas Brasil de Meio-Fundo e Fundo e Provas Combinadas prosseguem neste sábado (8/3), com transmissão da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt. A entrada no estádio é gratuita e os fãs do atletismo podem acompanhar das arquibancadas do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, que fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64, Bairro do Campo Novo (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), em Bragança Paulista, São Paulo.

TODOS OS RESULTADOS

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
03.07.2025

O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País

02.07.2025

Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70

01.07.2025

O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)

01.07.2025

A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico; uma oportunidade para a obtenção de índices e soma de pontos para o Mundial