Capa

Público e fãs podem votar no Atleta da Galera e na Imagem do Ano do Prêmio Melhores do Ano do Atletismo 2024

09.03.2025  |    332 visualizações

Enquanto o Júri Técnico, formado por treinadores e jornalistas, vota para definir as categorias Melhor Atleta e Jovem Atleta Revelação, feminino e masculino, e Treinador Destaque, o público vota no Atleta da Galera e na Imagem do Ano; os melhores do ano olímpico serão premiados dia 23 de março

O público já pode votar no Atleta da Galera, feminino e masculino, e na Imagem do Ano, para o 4º Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa de Atletismo que reconhecerá os destaques do ano olímpico, em festa de gala marcada para o dia 23 de março de 2025, em São Paulo, a partir das 19 horas, com transmissão ao vivo da TV Brasil Atletismo, no YouTube. 

Para os fãs basta entrar na plataforma e votar: https://votacaocbat.fansurvey.com.br/. A votação termina no dia 13 de março, quinta-feira, e o resultado será anunciado na festa do 'Oscar do Atletismo'. 

A CBAt criou o prêmio para reconhecer os desempenhos de atletas, treinadores e clubes na temporada de 2024, em votação auditada e independente feita por integrantes da comunidade, público e mídia.

O objetivo do Prêmio Atleta da Galera é escolher, por votação aberta, os atletas com mais carisma e empatia com o público, os fãs e a comunidade do atletismo. Os atletas elegíveis, de ambos os gêneros, ao prêmio Melhor Atleta e Atleta Jovem Revelação (lista disponível na plataforma de votação) estão concorrendo ao prêmio Atleta da Galera por votação popular. O atleta mais votado de cada gênero será o vencedor e será revelado no dia do evento.  

Para o Prêmio Imagem do Ano o objetivo é reconhecer o trabalho de fotógrafos brasileiros, por meio das imagens dos atletas do Brasil nas competições da CBAt e das seleções brasileiras em competições internacionais, em 2024. A votação é popular e as fotos podem ser escolhidas na plataforma digital.

Ao todo, serão premiadas no dia 23 dez categorias: Melhor Atleta e Jovem Atleta Revelação, feminino e masculino, e Treinador ou Treinadora Destaque, eleitos por Júri Técnico; Atleta da Galera feminino e masculino, eleitos pelo público, assim como a Imagem do Ano; Clube de Alto Rendimento e Clube Formador, indicados por desempenho nas competições.

Os clubes vencedores do prêmio de 2024 já são conhecidos: Praia Clube, de Uberlândia, Minas Gerais, por sua performances no Troféu Brasil e no Brasileiro Sub-23, e a AD Centro Olímpico, de São Paulo, pelo desempenho nos Brasileiros Sub-20, Sub-18 e Sub-16.

Os elegíveis ao Prêmio Melhor Atleta Feminino e Masculino foram selecionados a partir dos seguintes critérios: Os melhores atletas do Troféu Brasil e do Brasileiro Sub-23 (indicados pelo Júri Técnico da Competição); Integrantes da Delegação Brasileira no Mundial Indoor de Glasgow e nos Jogos Olímpicos de Paris.

O objetivo do Prêmio Melhor Atleta Jovem Revelação Feminino e Masculino é reconhecer atletas  integrantes das categorias Sub-20, Sub-18 e Sub-16 que tenham se destacado na temporada de 2024. Assim, a lista dos atletas elegíveis foi feita com base em resultados de competições e seleções de categorias.

O Júri selecionará três atletas de cada gênero, por meio de votação em plataforma independente e auditável. Os primeiros colocados serão revelados no dia do evento e o vencedor receberá o prêmio de Melhor Atleta.

A festa promete muita emoção. Além da premiação dos melhores do ano olímpico, também com as homenagens e a tradicional entrega das medalhas Aída dos Santos e José Telles da Conceição aos atletas que tiveram resultados expressivos na temporada 2024. As medalhas e troféus tem designers inovadores e foram confeccionadas para individualizar cada um dos homenageados e premiados.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

 

 

Leia também...
18.04.2025

Modalidade está em ascensão no País e evento internacional, daqui a um ano, despertará maior interesse; legado também atingirá a parte técnica e a arbitragem; este artigo fecha a série de reportagens publicadas a partir de 12/4/2025, há um ano do Mundial.

16.04.2025

Viviane Lyra, Mayara Vicentainer e Elianay Pereira, algumas das principais marchadoras do País, apostam que a competição vai trazer grande visibilidade e aumentará o interesse da nova geração de atletas brasileiros pela modalidade (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)

16.04.2025

Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2028, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro

16.04.2025

Marcelo Palma abriu o caminho em Seul-1988, para o País ter uma equipe completa, com seis atletas, e Caio Bonfim chegar à prata em Paris-2024 (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)