Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG) começou a temporada de 2025 com o "pé direito". A marchadora de 31 anos conquistou seu 7º título da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, neste domingo (9/3), em São Paulo. Com a vitória nos 20 km, parte confiante para a Europa, em busca do índice para os 35 km do Mundial do Japão, que será disputado em setembro.
"Eu estou muito satisfeita, porque fiz a minha primeira prova da temporada e já abri o ano com o pé direito", disse a marchadora de 32 anos, que treina com Luís Paulo Ferreira Porto e foi 7ª colocada no revezamento misto na Olimpíada de Paris, em 2024, em dupla com Caio Bonfim.
"Foi uma prova muito tranquila em São Paulo, do jeito que eu e o meu treinador programamos. Saio com muita confiança para buscar os meus próximos objetivos. Estou muito feliz e muito grata pelo trabalho que a gente vem realizando, com o apoio da CBAt, do COB, do meu clube e de toda a minha equipe multidisciplinar."
Antes de competir em São Paulo, Viviane passou um mês em Paipa, na Colômbia, em um camping de treinamento de altitude. No dia 18, segue para a Europa, com o objetivo de conquistar o índice para os 35 km do Mundial no Challenger de Dudince, na Eslováquia, dia 22. A marca mínima estabelecida pela World Athletics é 2:48.00. A brasileira tem 2:44.40 como recorde pessoal e recorde brasileiro, obtido justamente no último Mundial, quando foi 4ª colocada em Budapeste (Hungria).
Vivi já está qualificada para a prova dos 20 km, mas não esconde a sua preferência pela distância mais longa – no início de carreira, ela era uma das poucas brasileiras a marchar 50 km, prova que foi extinta pela World Athletics.
"Eu sou uma pessoa que gosta muito de desafios, e eu tenho uma tendência para provas mais longas. São provas que levam a gente ao extremo, a tirar forças de onde a gente nem sabe que tem. É até um teste da nossa fé, da nossa força, da nossa coragem, e eu gosto demais. Então, no Mundial, quero fazer as duas provas, mas sei que minha prova mais forte é a de 35 km. Mas a temporada apenas começou, e eu tenho muito trabalho pela frente".
LEIA TAMBÉM - CAIO BONFIM GANHA 14º TÍTULO
Para mais informações sobre a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética e todos os resultados: clique aqui.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A 4ª edição do evento
Categoria foi definida por votação de um Júri Técnico e os dois foram os mais votados. Caio teve um ano incrível, com a prata na marcha atlética de 20 km em sua quarta participação olímpica; Valdiléia emocionou o Brasil com uma história de superação e o recorde brasileiro do salto em altura em Paris
Nas três categorias que não foram eleitas pelo Júri Técnico - Imagem do Ano e Atletas da Galera - os vencedores foram o fotógrafo Alexandre Loureiro, a jovem Amanda Miranda e o medalhista olímpico e campeão mundial Alisons dos Santos, o Piu
A Assembleia Geral Ordinária realizada em São Paulo, neste domingo (23/3), elegeu a chapa Somos Atletismo, que tem como vice-presidente o medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro; também foram aprovados o relatório anual e a prestação de contas e votados o orçamento e o calendário de 2025