Capa

Pela primeira vez na USP, Copa Brasil de Marcha Atlética recebeu elogios por circuito arborizado

09.03.2025  |    743 visualizações

Apesar da onda de calor que atinge São Paulo, atletas da elite da marcha atlética competiram com tranquilidade graças às arvores da Cidade Universitária

Tradicionalmente disputada nos primeiros meses do ano, a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética normalmente impõe um duro adversário aos competidores: o calor do verão brasileiro. Mas, neste domingo (9/3), os atletas da elite da marcha atlética elogiaram o circuito montado na Cidade Universitária da USP, em São Paulo, totalmente coberto por árvores. A sombra ajudou a evitar o desgaste, já que o clima da cidade de São Paulo está sob a influência de uma forte onda de calor.

O circuito de 1 km foi montado na Avenida Professor Mello Moraes. De um lado, estava a Raia Olímpica; do outro, a pista de atletismo e o velódromo do Centro de Práticas Esportivas da USP. Além disso, a programação começou cedo, com a largada dos 35 km e dos 20 km às 6 horas e às 7:10, respectivamente.

"A sombra das árvores ajudou muito, o horário da largada contribuiu bastante, junto com os pontos de hidratação com água e esponjas. O percurso foi muito bom, e tudo isso ajuda a gente a fazer boas marcas. Então é parabenizar a CBAt por mais um evento de êxito", disse Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-Futel-MG), campeã dos 20 km. 

"Foi fantástico, eu amei o percurso. A arborização, a rua... foram 35 km e não peguei nenhum pedacinho com sol", celebrou Mayara Vicentainer (IABC/FMEBC-SC), que largou às 6 horas e venceu a prova mais longa da programação. "Ainda teve ventinho, o ar fresco por causa das árvores... Achei um percurso incrível".

Vice-campeão olímpico dos 20 km e dono de 17 medalhas de ouro da Copa Brasil de Marcha (14 no adulto, 2 no sub-20 e 1 no sub-18), Caio Bonfim afirmou que a competição sempre enfrentará o desafio do calor. "Não tem jeito. Seja no Nordeste, em Brasília, em Santa Catarina... o começo do ano sempre é quente no Brasil. Mas aqui foi um percurso bom, em um lugar legal, com sombra". 

Caio Bonfim confirma favoritismo e conquista 14º título da Copa Brasil de Marcha Atlética

De olho no índice para o Mundial, Viviane Lyra abre temporada com vitória em São Paulo

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
17.09.2025

A competição será realizada de 3 a 5 de outubro, em Villavicencio, Colômbia, com a presença de 18 países e atletas que estão entre os seis melhores do Ranking Top List Pan-Americano

16.09.2025

Campeão mundial em 2022, barreirista brasileiro busca mais um pódio no palco onde conquistou a primeira de suas duas medalhas olímpicas: final será na manhã de sexta-feira (19/9), às 9h15 (no horário de Brasília)

15.09.2025

Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa

14.09.2025

Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano