Mateus Ribeiro Pereira dos Santos (Associação Catarinense de Atletismo), de Itajaí, Santa Catarina, chamou a atenção de todos quando cruzou a linha de chegada dos 10 km para ser o campeão sub-18 (51.26) da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, neste domingo (9/3), em percurso montado na Universidade de São Paulo (USP). A "família de São Paulo" de Mateus, de 15 anos, compareceu em grande número e fez muito barulho para comemorar a vitória.
"É meu primeiro título e fiquei muito feliz. Estou treinando marcha atlética desde maio de 2022. Minha treinadora (Janaína Moser) era minha professora de Educação Física na Escola Básico Prefeito Alberto Werner e me convidou para fazer a escolinha de atletismo. Fiz um treino de marcha, e aí foi". Mateus treina com Janaína Moser, em Itajaí, onde mora.
Disse que a marcha é sua prova. "Amo a marcha e quero fazer ela pra sempre". Antes da largada, Mateus conversou com Caio Bonfim, que desejou sucesso. "Foi rapidinho, porque eu já estava entrando na prova, falei que era muito fã dele, ele agradeceu e me desejou boa prova. Ele inspira todos os atletas, é o primeiro medalhista olímpico da marcha no Brasil", disse Mateus, que nasceu em Osasco, São Paulo. "A minha família de São Paulo veio."
Mateus gostou do percurso, mas disse que a prova foi cansativa apesar do percurso arborizado, porque a largada foi no meio da manhã, quando o calor ficou mais forte em São Paulo.
Os outros campeões das categorias de base da Copa Brasil de Marcha Atlética foram: Sub-20, 10 Km - Maria Luiza Rabelo Jaime (Curitiba SMELJ), com 53.56, e Vinícius da Silva Dias (A.P.E.V/Ponta Porã-MS), com 48.38; Sub-18 feminino, 5 km - Marina Dias Santos (Praia Clube-Exército-Futel-MG), 20.01; Sub-16 masculino, 5 km - Marco Antônio Douglas Benites (A.P.E.V/Ponta Porã-MS), 25.01; Sub-16 feminino, 3 km - Gabriela Beatriz Barros da Silva Souza (CORGAMA-DF), 15.34.
Para mais informações sobre a Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética e todos os resultados: clique aqui.
Leia também sobre as vitórias do medalhista olímpico Caio Bonfim e de Viviane Lyra nos 20 km da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética.
Caio Bonfim confirma favoritismo e conquista 14º título da Copa Brasil de Marcha Atlética
De olho no índice para o Mundial, Viviane Lyra abre temporada com vitória em São Paulo
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil terá equipe completa, nos 20 km e 35 km, feminino e masculino disputando o campeonato mais importante de 2025; Caio Bonfim, Max Batista, Matheus Correa e Viviane Lyra se qualificaram para as duas provas
Cinco árbitros nacionais estiveram presentes no Paraguai para a competição sub-23: Bira Martins, Flor Itacambi, Nilton Ferst, Valter Oliveira e Deivis Frainier; CBAt atua na formação de árbitros em conjunto com as Federações: no primeiro semestre de 2025 10 Cursos Básicos foram realizados
A equipe que foi chamada para competir no Estádio Olímpico de Tóquio, no Japão, tem 42 atletas (17 mulheres e 25 homens), de 15 Estados do Brasil mais o Distrito Federal, com estrelas como os medalhistas olímpicos e em mundiais Alison dos Santos, o Piu, e Caio Bonfim
Votos de Louvor - marcados pela entrega de placa e flores pela senadora Leila Barros - foram aprovados na 20ª sessão extraordinária da entidade nesta quarta-feira (27/8), em Brasília (DF); o pioneirismo e a superação de gênero e raça na Olimpíada de Tóquio 1964 deram o tom as falas emocionada