Gianetti Oliveira de Sena Bonfim, mãe e treinadora de Caio Bonfim, marchador medalhista olímpico, foi a Treinadora Destaque do Ano 2024. Ela também conduz outros atletas da marcha no CASO, Clube de Sobradinho, no Distrito Federal – divide as funções com o marido, treinador e pai de Caio, João Sena. Gianetti recebeu o seu troféu no 4º Prêmio Melhores do Ano do Atletismo Loterias Caixa, na noite deste domingo (23/3), em São Paulo.
Um dos momentos que mais emocionou nos Jogos Olímpicos de Paris foi a frase de Caio. Ele dividiu a medalha com a mãe e treinadora, assim que cruzou a linha de chegada: "Nós somos medalhistas olímpicos", afirmou.
Gianetti recebeu 66,67% dos votos do Júri Técnico, formado por treinadores e jornalistas. Fernando Barbosa e Felipe de Siqueira foram os outros treinadores indicados.
"Nem nos meus maiores sonhos sonhei em viver um momento como este. Conquistei grandes coisas com o atletismo, com a minha equipe CASO, que não é grande, mas fomos aos Jogos Olímpicos com três atletas. Sou apaixonada pelo que faço. E Deus me presenteou com o Caio, que é meu atleta, mas é meu filho."
Em 2023, ano em que a categoria Treinador Destaque foi criada, Gianetti dividiu o prêmio com Darci Ferreira. Ela disse que nem em seus melhores sonhos receberia um dia o prêmio. Mas não só recebeu como é bicampeã. Ex-marchadora de muitas conquistas no Brasil e no Exterior, Gia, como é conhecida, ganhou destaque por ser treinadora de Caio Bonfim, seu filho.
Gianetti foi marchadora - tem oito títulos de Copa Brasil. É advogada, mas desistiu da profissão para se dedicar ao atletismo.
Em 2023, Caio ganhou a medalha de bronze nos 20 km marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, em agosto, e duas medalhas (prata e bronze) em novembro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Em 2024, Caio ganhou a inédita medalha olímpica, de prata nos Jogos de Paris, foi campeão do Tour Mundial da World Athletics, ao lado da treinadora Gianetti, que também orienta atletas do CASO, clube que fica em Sobradinho (DF) e de várias seleções brasileiras. Ela divide as funções com o marido, treinador e pai de Caio, João Sena.
"E diz o ditado que por atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher... Sim, Gianetti Bonfim, a Gia, estava lá, mas ao lado de Caio, de João Sena, da Comissão Técnica e Multidisciplinar... mãe e treinadora, uma grande mulher, planejando cada etapa de treino, competição, cada marcha de caio, garantindo a hidratação e gritando muito na beira do percurso sobre o ritmo de prova", frisou o apresentador da cerimônia Álvaro José, que conduziu a festa ao lado da jornalista Beth Romero.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O prazo de validade da certificação é de três anos e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem concede o documento de adesão ao programa para as entidades que comungam do mesmo objetivo: o esporte livre de dopagem
O Atletismo Brasil chamou seis atletas para cada uma das equipes do 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino (o 4x400 m misto será composto pelos integrantes dos 400 m convocados); na volta do Sul-Americano de Mar del Plata os atletas permanecem em Bragança Paulista até a viagem a China
A competição será realizada de 25 a 27 de abril e a seleção terá 89 atletas (43 mulheres e 46 homens) brigando para manter a hegemonia de títulos do Continente, por índices e pontos no Ranking na corrida por qualificação para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro
Das corridas aliadas a turismo - em percursos com paisagens de tirar o fôlego -, hoje há também preocupação com meio ambiente, shows e mesmo busca de relacionamentos, de encontro de pessoas com o esporte como meio