A World Athletics divulgou a escolha de Brasília para receber o Mundial de Marcha Atlética. O Conselho Mundial do Atletismo confirmou os anfitriões de três eventos da World Athletics Series durante a sua 237ª reunião, em Nanquim, China. As duas próximas edições dos Mundiais de Revezamentos serão em Gaborone, em Botsuana (2 a 3 de maio de 2026) e em Nassau, nas Bahamas (22 a 23 de abril de 2028). O Campeonato Mundial de Atletismo de Marcha Atlética por Equipes de 2026 será realizado em Brasília, no Brasil (12 de abril de 2026).
O Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes Caixa 2026 será realizado em percurso montado na Esplanada dos Ministérios, na área onde estão também a Catedral Metropolitana, o Museu Nacional da República e a Livraria Nacional.
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) conduziu a candidatura juntamente com o Governo do Distrito Federal, a Federação de Atletismo do Distrito Federal e a CAIXA. A candidatura tem o apoio do Governo Federal e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
"Estou muito feliz que o comprometimento de Botsuana com o atletismo, tanto por meio de seus atletas de elite quanto por suas capacidades de sediar eventos, os levou a sediar o Revezamento Mundial de Atletismo no ano que vem", disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe, contemporâneo de Joaquim Cruz nas pistas de atletismo.
Destacou que a World Athletics está determinada a apoiar as Federações Membro em suas ambições de crescer por meio da hospedagem de eventos. "Tanto as Bahamas quanto o Brasil sediaram eventos no passado e seus atletas talentosos gerarão entusiasmo local e internacional”, acrescentou. O Brasil tem o medalhista de prata olímpico nos 20 km marcha atlética nos Jogos de Paris 2024.
"O Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes de 2026 será o quarto evento da World Athletics Series que o Brasil sediará, após o Mundial de Corrida de 15 km Feminino de 1989, no Rio de Janeiro, o Campeonato Mundial de Revezamento de Corrida de Rua de 1998, em Manaus, e o Campeonato Mundial de Meia Maratona de 2008, no Rio de Janeiro. O Rio sediou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016 e, 10 anos depois, os melhores atletas de marcha atlética do mundo seguirão para Brasília", disse COE.
A World Athletics também reproduziu declarações de Renato Junqueira, Secretário de Esportes e Lazer do Distrito Federal: "Brasília está pronta para marchar com o mundo. Nossa cidade tem todas as condições para sediar um evento da magnitude do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes. Somos a Capital do Brasil, temos infraestrutura esportiva, logística eficiente, segurança e um cenário icônico para a competição. A recepção calorosa do público brasileiro e a tradição esportiva do Distrito Federal fazem de Brasília a escolha ideal para este grande evento".
Veja mais sobre o tema e todas as decisões do Conselho Mundial de Atletismo no site da WA REPORTAGEM DA WORLD ATHLETICS
No último Mundial de Marcha Atlética por Equipes, realizado em Antalya, Turquia, o Brasil conquistou uma medalha de bronze, com Érica Sena nos 20 km, e a vaga olímpica com a dupla Caio Bonfim e Viviane Lyra (5º) na Maratona de Revezamento Misto de Marcha Atlética.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil terá 18 atletas (9 feminino e 9 masculino) em Anapoima, Colômbia, competindo no dia 17 de maio, num evento muito forte tecnicamente já que a área tem alguns dos melhores competidores do mundo na prova
O Parque Nacional de Itatiaia, importante Unidade de Conservação ambiental, localizado na Serra da Mantiqueira, será a sede das disputas do Long Trail, Short Trail, Classic, Uphill e Junior, em junho
A competição interclubes, que será realizada de sexta-feira a domingo (11 a 13/4), em Bragança Paulista, São Paulo, terá entrada franca, transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil e todos os resultados disponíveis no www.cbat.org.br
O brasileiro estreou na temporada, numa competição show organizada pelo campeão olímpico nos 200 m e nos 400 m Michael Johnson, venceu as duas provas - 400 m com barreiras (47.61) e 400 m rasos (45.52) - em que competiu