A Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) premiou e homenageou os Melhores do Ano da temporada 2024 no esporte universitário. Em cerimônia realizada na noite de terça-feira (25/3), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a Confederação Brasileira de Atletismo foi homenageada pela contribuição e parceria para o desenvolvimento do esporte nas Universidades.
Em 2024, a CBAt foi a única confederação olímpica à receber o Troféu. Neste ano, também o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Wrestling foram homenageados. O presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, recebeu o troféu.
Atletas de várias modalidades esportivas do calendário nacional e internacional, além das federações universitárias, estaduais, instituições de ensino superior e parceiros da última temporada da confederação foram homenageados e premiados pelo trabalho que desenvolveram no esporte universitário durante a temporada 2024.
Um excelente exemplo da contribuição relevante da CBAt ao esporte universitário é o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que junta federados e universitários.
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo reunirá, de sexta-feira a domingo (28 a 31/3), atletas federados e universitários, em Bragança Paulista, São Paulo. A competição vale pontos no Ranking Mundial da World Athletics para os que estão buscando vaga para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro. Os três dias de disputas, com seis etapas, duas por dia, pela manhã e a tarde, serão transmitidos ao vivo pela TV Atletismo Brasil, no Youtube.
A competição abre às 6 horas desta sexta-feira (28/3), com a disputa dos 20.000 m marcha atlética feminina. E fecha no domingo (30/3), às 18:10, após a disputa do revezamento 4x400 m masculino (final por tempo). Será realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), com entrada franca para o público. E todos os resultados estarão disponíveis no site da CBAt.
A Confederação Brasileira de Atletismo recebeu a inscrição de 788 atletas federados (295 mulheres e 493 homens) e de 255 universitários (117 mulheres e 138 homens) para esta 4ª edição do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, realizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
Em 2024, entre as Universidades o destaque foi a UEM, de Maringá, Paraná, campeã geral (613,5 pontos) e também no feminino (298) e masculino (315,5). A Medicina Einstein, de São Paulo, foi a vice-campeã (140,5 pontos) e a Medicina Mogi a terceira colocada (120 pontos).
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )
A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.
Velocista do Sesi-SP correu duas vezes abaixo dos 10 segundos no Troféu Brasil - no feminino, Ana Azevedo (Pinheiros-SP) venceu com recorde pessoal; a competição vai até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Já qualificados para o Mundial do Japão, em setembro, os marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra, além da saltadora Juliana Campos, são destaques da abertura da 44ª edição do campeonato, que será disputado de quinta a domingo (31/7 a 3/8) no Centro Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita