Os velocistas Ana Carolina Azevedo (EC Pinheiros-SP) e Felipe Bardi (SESI-SP foram os atletas mais rápidos do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, nesta sexta-feira (28/3). O torneio prossegue até domingo (31/3), reunindo atletas federados e universitários, em Bragança Paulista, São Paulo. Sob a hashtag #somosatletismo esta é a quarta edição da competição que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realiza.
Ambos correram os primeiros 100 m da temporada - antes, haviam feito os 60 m indoor. Ana Azevedo conquistou a medalha de ouro no Troféu Adhemar Ferreira da Silva, com 11.28 (-0.4 m/s), seguida por Gabriela Silva Mourão (EC Pinheiros-SP), com 11.48, e Lorraine Barbosa Martins (EC Pinheiros-SP), com 11.71.
"Gostei da prova e porque estou constante e sei que a constância - nos treinos e competições - levam a perfeição. É o meu primeiro 100 metros do ano, o meu melhor início de temporada", disse Ana Azevedo, de 26 anos, que agora segue sua preparação para a disputa do Campeonato Sul-Americano Adulto de Mar Del Plata, Argentina, de 25 a 27 de abril - uma seleção grande vai brigar pela hegemonia continental do Brasil. "Agora vou conversar com o Nakaya (Katsuhico Nakaya, treinador) para chegar no Sul-Americano bem. Se estou bem nos treinos eu estarei bem na competição", completou.
Ana Azevedo foi campeã sul-americana dos 60 m indoor em Cochabamba, Bolívia (com 7,16 m, no dia 23 de fevereiro).
O atleta olímpico Felipe Bardi, que já correu os 100 m abaixo dos 10 segundos, também fez o seu primeiro 100 m na temporada e conquistou a medalha de ouro com 10.16 (1.4 m/s). Vinícius Rocha Moraes (ASPMP-SP) foi o segundo (10.25) e Darley Mendonça Santos (Tornado-DF) e terceiro (10.32).
"Bom vencer na minha volta", disse, referindo-se a lesão muscular que o tirou do Mundial Indoor de Nanjing, China. O treinador Darci Ferreira e Felipe Bardi tomaram a difícil decisão de ficar fora do Mundial - o velocista tinha vaga assegurada na seleção - para se recuperar em temporada de Mundial de Atletismo (de 13 a 21 de setembro, em Tóquio, no Japão).
"Fiquei triste por não ir ao Mundial Indoor, mas fiz o tratamento certinho e esta vitória aqui marcou o meu retorno às competições. Foi bom o tempo de 10.16 para o primeiro 'tiro' do ano. Sinal de que vem coisa boa por aí", comentou Felipe, que também vai focar no Sul-Americano de Mar Del Plata, no fim de abril.
A marchadora Gabriela Muniz (CASO-DF) foi a primeira campeã do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, pela manhã desta sexta-feira (28/3), vencendo os 20.000 m (1.39.29.0), na abertura da competição. Nas outras finais da primeira etapa, os campeões foram: no lançamento do martelo Agnys Eduarda Ribeiro dos Santos (FECAM/ASSERCAM), com 60,01 m, e Allan da Silvas Wolski (EC Pinheiros), com 71,45 m; e no arremesso do peso Ana Caroline Miguel da Silva (Praia Clube-Exército-Futel), com 16,77 m.
Amanda faz melhor marca pessoal - O dia fechou com a disputa dos 10.000 m e a vitória de Amanda Aparecida de Oliveira (Elite Runners-RJ), que completa 28 anos neste sábado (29/3), com sua melhor marca pessoal - 34.09.92. Amanda conquistou a medalha de ouro, seguida por Kleidiane Barbosa Jardim (ACORP/CG), com 35.09.74, e Kauane Rebecca Joaquim (Praia Clube-CEMIG-Exército-MG), com 38.18.54.
"O meu sonho é ter uma medalha no Troféu Brasil - eu já fui quarta e quinta -, mas hoje eu estou feliz pelo meu treinador (Palmireno Benjamim Campos), porque ele disse que eu estava pronta e consegui entregar uma grande prova. E também ao meu pai, Vicente, e minha mãe Maria Aparecida, que estavam me assistindo", disse Amanda, que é de Mercês, cidade que fica a 250 km de Belo Horizonte.
TODOS OS RESULTADOS NO SITE DA CBAt
Todos os resultados também estarão disponíveis nos três dias de competições, logo após a disputa de cada prova.
O estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), casa da CBAt, fica localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, Campo Novo, Bragança Paulista, São Paulo, e a entrada é franca.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O Atletismo Brasil chamou seis atletas para cada uma das equipes do 4x100 m e 4x400 m, feminino e masculino (o 4x400 m misto será composto pelos integrantes dos 400 m convocados); na volta do Sul-Americano de Mar del Plata os atletas permanecem em Bragança Paulista até a viagem a China
A competição será realizada de 25 a 27 de abril e a seleção terá 89 atletas (43 mulheres e 46 homens) brigando para manter a hegemonia de títulos do Continente, por índices e pontos no Ranking na corrida por qualificação para o Campeonato Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro
O espaço renovado pela concessionária Allegra abriu em janeiro de 2025 e já começa a receber eventos como o 3º Summit Abraceo CBAt, realizado segunda e terça-feiras (30/3 e 1/4), em São Paulo, com organizadores de corridas de rua, federações, fornecedores e patrocinadores
Além de expor os desafios que enfrenta, o organizador destaca as inovações que vem acrescentando às corridas, principalmente depois do lockdown da pandemia