O cearense de Fortaleza João Paulo Nobre de Oliveira (Associação dos Moradores do Bairro Dias Macedo-CE), de 19 anos, foi o campeão dos 20 km marcha atlética no Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo, neste domingo (13/4), com o tempo de 1.34.45.6, em pista.
Otávio Henrique Vicente (Corville-SC) foi o segundo colocado (1.35.26.3) e Luiz Henrique Weiss Cunha (Curitiba SMELJ-PR) o terceiro (1.35.46.8).
João, que treina com Marco Andre de Lazari na Avenida do Aeroporto e na pista da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), começou aos 11 anos com Luzemberg Lima, no projeto social do Bairro Dias Macedo, exatamente o mesmo caminho trilhado pelo atleta olímpico dos 400 m com barreiras Matheus Lima.
"Essa é a primeira vez que eu sou campeão brasileiro. Sempre sou prata ou bronze nas competições, mas estou muito feliz com o meu primeiro título", disse João.
Mundial de Marcha - O Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que será em Brasíia, Distrito Federal, em 12 de abril de 2026, é assunto onde tem marchadores. "É a primeira vez que o Mundial será no Hemisfério Sul e fico muito feliz porque o Brasil finalmente está sendo visto na marcha atlética, muito graças ao Caio Bonfim. Ele dá esperança não só para o para os marchadores, mas para uma toda Nação de que é possível chegar lá, mesmo com todas as dificuldades."
"Meu sonho é chegar no nível deles, do Caio, do Matheus Lima, com a disciplina que eles tem. Vendo onde eles chegaram com a disciplina que eles têm, isso me motiva não só como atleta, mas também como pessoa."
Na marcha atlética feminina a campeã foi Gabrelly Cristina dos Santos (FECAM/ASSERCAM) com 1:46.54.9. Thaliane Miranda da Cruz (Prefeitura Municipal de Colombo) ficou com a medalha de prata (1:52.26.7) de Vitória Silva Araújo (ASPA) com a de bronze (1:59.07.4).
RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-23
O Brasileiro Sub-23 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Modalidade está em ascensão no País e evento internacional, daqui a um ano, despertará maior interesse; legado também atingirá a parte técnica e a arbitragem; este artigo fecha a série de reportagens publicadas a partir de 12/4/2025, há um ano do Mundial.
Viviane Lyra, Mayara Vicentainer e Elianay Pereira, algumas das principais marchadoras do País, apostam que a competição vai trazer grande visibilidade e aumentará o interesse da nova geração de atletas brasileiros pela modalidade (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)
Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2028, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro
Marcelo Palma abriu o caminho em Seul-1988, para o País ter uma equipe completa, com seis atletas, e Caio Bonfim chegar à prata em Paris-2024 (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)