Capa

Atletismo Brasil une juventude e experiência na equipe do 4x400 m por vaga no Mundial de Tóquio

05.05.2025  |    558 visualizações

A seleção disputa o Mundial de Revezamentos de Guangzhou, na China, no sábado e domingo (10 e 11/5) e 14 vagas estarão em disputa, além das medalhas; Vinícius Galeno, de 20 anos, e Lucas Carvalho, de 31 anos, falam da troca de energia que essa mescla de gerações permite

O Atletismo Brasil terá uma equipe jovem, mas com alguns atletas mais experientes, no 7º Mundial de Revezamentos de Guangzhou 2025, cidade chinesa que vai receber os melhores velocistas do mundo, nos dias 10 e 11 de maio, por vagas no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, Japão. É a primeira vez que o evento será realizado na China, depois das edições anteriores nas Bahamas, no Japão e na Polônia.

O programa do Revezamento Mundial de Atletismo Guangzhou inclui seis eventos e o Brasil levou equipe para disputar cinco deles: 4x100 m masculino, 4x400 m masculino e feminino e 4x400 m misto. 

Lucas da Silva Carvalho (EC Pinheiros-SP), de 31 anos, e Vinícius Moura Galeno (CASO-DF), de 20 anos, são especialistas nos 400 m. Ainda estão convocados Matheus Lima da Silva, 21 anos, e Jadson Erick Soares de Lima, 22 anos, ambos do Pinheiros, além de Tiago Lemes da Silva, 29, e Elias Oliveira dos Santos, 20, ambos do Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG.

"Foi importante o Camping, em Bragança Paulista e a continuidade do trabalho aqui na China, para estarmos juntos, ainda mais agora com a rapaziada nova vindo. Estão aprendendo sobre o trabalho para termos todos um bom desempenho. Na reunião, percebi que sou o atleta mais velho da delegação, mas acho bom ter jovens, sempre na disposição, querendo mais, com a energia sempre lá em cima", disse Lucas Carvalho. 

Vinícius Galeno que já disputou um Mundial Sub-20, em Cali (COL), está em sua primeira seleção adulta. "Muito bom! Quando recebi a notícia comemorei muito, foi um turbilhão de emoções, comecei a chorar, chamei meus pais... Estou muito feliz e pronto para correr", disse Galeno. "É muito bom ter atletas promissores como o Matheus Lima, da nova geração, e atletas como o Lucas Carvalho, com mais de 30, e o Tiago, com 29 anos. Mesclando experiência e juventude temos uma equipe muito boa e apta a chegar na final do 4x400 m no Mundial", completou. 

O treinador Sanderlei Parella, medalha de prata nos 400 m no Mundial de Sevilha 1999, observou que o maior objetivo do Atletismo Brasil é buscar a classificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio, de 13 a 21 de setembro.  "A expectativa é de que o Brasil possa ter o revezamento 4x400 m masculino competindo no Mundial. Conversamos, todos entenderam o nosso objetivo e estão com muita boa vontade de correr bem. Para nós o melhor resultado possível é a classificação", afirmou Sanderlei. 

Como será a classificação para o Campeonato Mundial de Atletismo

As 14 melhores equipes em cada uma das provas dos revezamentos 4x100 m e 4x400 m masculino e feminino, além do revezamento 4x400 m misto, garantirão vagas no Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio. As duas vagas restantes (ao todo são 16) em cada evento serão definidas pela Top List - a lista dos melhores colocados durante o período de qualificação, de 25 de fevereiro de 2024 a 24 de agosto de 2025.

As vagas para Tóquio estarão em disputa nos dois dias de competição em Guangzhou (10 e 11/5). No sábado (10/5), as duas melhores equipes de cada uma das quatro eliminatórias (8 equipes) avançam para a final do domingo (11/5) e garantem também classificação para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio.

Na final do segundo dia, as equipes competem por premiação em dinheiro e para obter posições preferenciais de classificação nas raias do Campeonato Mundial. Todas as outras equipes competem no segundo dia, em rodada adicional - as duas melhores equipes de cada uma das três eliminatórias também se classificam para o Campeonato Mundial de Atletismo de Tóquio.

https://worldathletics.org/competitions/world-athletics-relays/guangzhou25

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
15.09.2025

Alison dos Santos, Matheus Lima e Guilherme Viana, nos 400 m, e Thiago Resende e Eduardo de Deus, nos 110 m, fizeram boas eliminatórias nas provas de barreiras e brigam por um lugar na final na competição japonesa

14.09.2025

Em temporada de grandes resultados, saltadora participa da disputa de medalhas em Tóquio na manhã de quarta-feira (17/9), pelo horário de Brasília; última finalista foi Fabiana Murer, em Pequim-2015, quando foi vice-campeã mundial com recorde sul-americano

14.09.2025

Fã da cultura japonesa, a atleta comemorou primeira final em Mundiais, disputada na manhã deste domingo (14/9), pelo horário de Brasília; competição vai até o dia 21 de setembro

14.09.2025

Brasileiro subiu ao pódio e recebeu a premiação conquistada na noite de sexta-feira (no horário de Brasília); agora, trabalha na recuperação para disputar os 20 km, na sexta-feira (19/9) à noite, pelo fuso brasileiro