O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso (COT-UFMT), em Cuiabá, Mato Grosso, de 6 a 8 de junho, é uma das competições importantes do calendário nacional justamente por reunir jovens atletas numa categoria que é a porta de entrada para as grandes competições internacionais. A competição será realizada em três etapas, duas por dia, com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A competição terá início no dia 6/6 (sexta-feira), às 7:30, com a disputa dos 5.000 m marcha atlética e termina no dia 8/6 (domingo), com a sexta etapa, às 18:15, com o revezamento 4x400 m misto. O PROGRAMA HORÁRIO E REGULAMENTO podem ser consultados no site da CBAt, bem como demais informações e resultados durante a competição.
Em 2024, no Recife (PE), foram 23 horas de transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, com 60 mil visualizações registradas numa competição que reuniu 663 atletas, de 101 clubes, de 18 Estados do Brasil. Entre os top 10 figuraram os Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
A AD Centro Olímpico, de São Paulo, foi octacampeã brasileira sub-18 em 2024. A equipe somou 132 pontos para comemorar o troféu do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo. O Centro Olímpico também foi o campeão feminino (76 pontos) e o segundo colocado no masculino (56). Na classificação geral, o IPEC Londrina FEL, do Paraná, foi o vice-campeão (79 pontos) e o Sesi-SP o terceiro colocado (75 pontos).
Alguns resultados foram surpreendentes como o da Associação de Atletismo Russana, de Russas, no Ceará, que foi vice-campeã no feminino (57 pontos), muito em função das medalhas da talentosa Viviany Almeida de Lima, eleita a melhor atleta da competição, ao lado de Alessandro Soares, no arremesso do peso. Viviany, de 15 anos, venceu os dois saltos, em distância e triplo, com recordes brasileiro sub-16.
A categoria tem como objetivo a formação de atletas. É o início do processo de direcionamento de atletas ao alto rendimento, com a especialização em provas alvo e o treinamento para a competição.
Cuiabá já recebeu competições importantes do calendário nacional, como o Brasileiro Sub-23 (2022), o Troféu Brasil de Atletismo e o GP Brasil (2023) e o Campeonato Ibero-Americano (2024).
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso e a Federação de Atletismo de Mato Grosso.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
O Campeonato será realizado nos dias 6 e 7 de junho, no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, importante unidade de Conservação Ambiental, localizada na Serra da Mantiqueia
A tradicional competição, de 31 de julho a 3 de agosto, terá como sede o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, instalação esportiva do Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), pela segunda vez consecutiva, com entrada franca e transmissão ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico
A prova, com Selo Ouro e Permit CBAt 09/2025, foi realizada neste domingo (18/5), com vitórias da tanzaniana Natalia Elisante Sulle (com recorde da prova) e do ugandense Maxwell Kortek Rotich
Ambos terminaram em sexto lugar na classificação geral neste sábado, ela nos 35 km - foi também a terceira melhor sul-americana - e ele nos 20 km; ambos somaram pontos importantes no Road to Tóquio e seguem qualificados para o Mundial de Tóquio, Japão, pela cota do Ranking