"Meu Deus, eu consegui!": foi assim que Samuel Vinicius de Lima (CASO-DF) celebrou logo que passou a linha de chegada dos 10 mil metros da marcha atlética do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18, neste domingo (8/6), no Centro Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso, em Cuiabá.
O marchador de 16 anos, treinado por Gianetti Bonfim e João Sena, completou o percurso em 48.58.57 – em 2024, ele não tinha conseguido terminar a prova. Durante toda a disputa, teve a companhia próxima, até com revezamento na liderança, com Davi Gabriel Bastos da Silva (Estação Conhecimento Serra-ES), que ficou com a medalha de prata (49.46.71). Baltazar Soares de Oliveira Junior, também cria do Centro de Atletismo de Sobradinho, conquistou o bronze, com 49.52.26.
"Foi uma prova dura, né? Difícil, com adversários fortes e promissores também. Comecei em um ritmo muito, muito, favorável pra mim, com um adversário forte do meu lado. Mas depois eu fui aumentando", disse Samuel, que intensificou a marcha no último quilômetro e disparou na liderança para ficar com o ouro.
Esse é o primeiro título brasileiro de Samuel, que conquistou o bronze nos 10 km Sub-20 na Copa Brasil de Marcha, disputada em março, na Universidade de São Paulo (SP).
"Fui terceiro na USP, com os mesmos adversários, e agora é minha primeira vez com ouro em um Brasileiro. É emocionante! O ano passado foi um ano de quarto lugar, e eu achei que esse ano seria péssimo. Mas eu treinei, treinei, treinei... e consegui um bom resultado."
Assim como os outros atletas do CASO, Samuel tem o privilégio de dividir os treinos com o medalhista olímpico Caio Bonfim. "A gente olha, se inspira nele, e falamos: 'vamos ser iguais ou melhores que o Caio'. Eu sou jovem e ele ajuda dando conselhos, elevando meu nível. E a Gianetti e o Sena fazem um trabalho excelente, formando campeão da base até o alto rendimento".
Em 2026, Brasília será sede do Campeonato Mundial por Equipes de Marcha Atlética – o evento será realizado pela primeira vez na América do Sul. A oportunidade tem inspirado toda a comunidade da marcha no país. E com Samuel não é diferente. "Eu quero estar lá, como participante. Estou buscando essa vaga. É uma coisa histórica, e isso que dá muita vontade de estar lá."
CONFIRA OS RESULTADOS DO BRASILEIRO SUB-18
O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt e do Governo do Estado do Mato Grosso, em parceira com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT), com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, no YouTube.
O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.
A velocista Rosângela Santos, a brasileira mais rápida do atletismo, se despede das pistas; 25 ídolos, uma legião de famosos, estarão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, de quinta-feira a domingo (31/7 a 3/8)
Temas relacionados com carreiras e desafios, o acesso a cargos de liderança e como o esporte pode ser ferramenta de transformação social para meninas e jovens estarão nas conversas com dirigente, treinadora, ídolo e gestora nesta quinta-feira (30/7), no CTPB e no YouTube da CBAt
Os atletas também foram os campeões pan-americanos dos 42,195 km, prova realizada simultaneamente, ela com a marca de 2:40:56 e ele com o tempo de 2:15:58; a corrida reuniu mais de 24 mil atletas pelas ruas de São Paulo neste domingo (27/7)
A delegação, formada por dez atletas, fechou sua participação em Bochum com o bronze de João Pedro no salto triplo e a presença em duas finais, também nos saltos horizontais; a olimpíada universitária fechou neste domingo (27/7) e reuniu 8.500 atletas, de 150 países em 18 modalidades