Capa

Jogos Mundiais Universitários têm medalha do atletismo na Alemanha

26.07.2025  |    515 visualizações

A delegação, formada por dez atletas, fechou sua participação em Bochum com o bronze de João Pedro no salto triplo e a presença em duas finais, também nos saltos horizontais; a olimpíada universitária fechou neste domingo (27/7) e reuniu 8.500 atletas, de 150 países em 18 modalidades

 
O Atletismo Brasil foi ao pódio nos Jogos Universitários Mundiais FISU Reno-Ruhr 2025, na Alemanha, com João Pedro Silva de Azevedo (UNISJ - FEURJ/RJ) que conquistou a medalha de bronze no salto triplo, com sua melhor marca pessoal (16,35 m, 1.5). iniciada no dia 16 de julho a competição fechou neste domingo (27/7). 
 
O evento reuniu mais de 8.500 atletas de 150 países em 18 modalidades esportivas. O Brasil competiu com mais de 200 atletas, em 13 modalidades olímpicas e paralímpicas, pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
 
O atletismo foi realizado em Bochum (ALE) e acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos, a convite da CBDU, organizadora da delegação brasileira que seguiu para a Alemanha. 
 
João Pedro Silva de Azevedo conquistou a medalha de bronze no salto triplo, com 16,35 m (1.5), recorde pessoal. O australiano Connor Murphy foi o campeão (16,77 m, 1.2) e o indiano Praveen Chithravel ficou com a medalha de prata (16,66 m, 1.8).
 
A melhor marca anterior de João Pedro, de 22 anos, atleta do Instituto Ideal Brasil de Desenvolvimento Sócio-Cultural e Esportivo, do Rio de Janeiro - treina com Ormandino Rodrigues Barcelos - , era 16,26 m, obtida nos Jogos Universitários Brasileiros este ano, em Brasília (DF).
 
João Pedro está inscrito na disputa do 44º Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa 2025, que será realizado de quinta-feira a domingo (31/7 e 3 de agosto), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo.
 
O brasileiro Breno Barbosa de Carvalho (Uni Santanna - FUPE/SP) também foi finalista do salto em distância - terminou em 7º lugar, com 7,63 m (-0.7). Regiclecia Candido da Silva (também da Uni Santanna) disputou a final do salto triplo neste domingo (27/7) e terminou na 7ª posição, com a marca de 13,40 m (-0.1).
 
Atletismo Brasil nos Jogos Mundiais Universitários 
Letícia Maria Nonato Lima (Uninassau Recife - FAPE/PE)
Luana Gabriela Tews de Moura (FURB - FCDU/SC)
Maria Eduarda Cândido Teixeira (UNIP - FUPE/SP)
Regiclecia Candido da Silva (Uni Santanna - FUPE/SP)
Vanessa Sena dos Santos (UNIP - FUPE/SP)
Breno Barbosa de Carvalho (Uni Santanna - FUPE/SP)
Gabriel Porfírio dos Santos (Uninassau Recife - FAPE/PE)
João Pedro Silva de Azevedo (UNISJ - FEURJ/RJ)
Matheus Pereira de Oliveira (FAIPE - FMEU/MT)
Maurício Machry (Univinte - FCDU/SC)
Técnica - Tânia Fernandes de Paula Moura 
Técnico - Luís Henrique Batista da Silva 
 
Todos os resultados do atletismo no site dos Jogos Mundiais Universitários
https://rhineruhr2025.com/en/schedule#/athletic-sports-schedule/ATH/*
 
As Loterias Caixa e a Caixa são as patrocinadoras máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

Leia também...
01.08.2025

O comandante do esporte olímpico brasileiro esteve em São Paulo, elogiou a complexa montagem da competição e destacou resultados como os recordes sul-americanos de Erik Cardoso nos 100 m (9.93) e de Caio Bonfim nos 20.000 m da marcha atlética em pista (1:18.37.9 )

31.07.2025

A primeira mulher finalista olímpica da história viu sua trajetória no telão e recebeu a medalha que ela própria inspirou; É a imagem de Aída, em sua prova, que estampa as medalhas e o troféu que vem sendo entregues aos atletas e clubes campeões.

31.07.2025

Velocista do Sesi-SP correu duas vezes abaixo dos 10 segundos no Troféu Brasil - no feminino, Ana Azevedo (Pinheiros-SP) venceu com recorde pessoal; a competição vai até domingo (3/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

30.07.2025

Já qualificados para o Mundial do Japão, em setembro, os marchadores Caio Bonfim e Viviane Lyra, além da saltadora Juliana Campos, são destaques da abertura da 44ª edição do campeonato, que será disputado de quinta a domingo (31/7 a 3/8) no Centro Paralímpico Brasileiro (SP), com entrada gratuita