Capa

GP Brasil e Atletismo Brasil Challenger são a última chance para a busca de índice e de pontos rumo ao Mundial do Japão

22.08.2025  |    212 visualizações

As duas competições serão realizadas simultaneamente no domingo (24/8), com entrada gratuita no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP) - a TV Atletismo Brasil transmite toda a programação ao vivo, das 9 horas às 15:35

O Grande Prêmio Brasil de Atletismo (categoria C) e o Atletismo Brasil Challenger (categoria D da World Athletics), que serão disputados simultaneamente no domingo (24/8), em Bragança Paulista (SP), são a última oportunidade de obtenção de índices ou de pontos para o ranking, os dois caminhos da classificação para o Mundial de Tóquio, que será realizado de 13 a 21 de setembro, no Japão. Até por isso, as disputas atraíram atletas do Brasil e também do exterior – competidores de 21 países foram inscritos.

As competições serão realizadas na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, que fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n, em Bragança Paulista. A TV Atletismo Brasil, no YouTube, transmitirá toda a programação ao vivo, das 9 horas às 15:35.

CONFIRA O PROGRAMA HORÁRIO DO GP BRASIL E DO BRASIL CHALLENGER

A janela de classificação para a principal competição da temporada, estabelecida pela World Athletics, começou em 1º de agosto de 2024, na Olimpíada de Paris, e termina justamente no domingo, para todo o mundo. Já o ranking de pontos Road to Tokyo, que é atualizado semanalmente com os resultados dos atletas e de acordo com a categoria das competições disputadas, começou a valer em 25 de agosto de 2024.

O Brasil tem oito atletas qualificados via índice: Erik Cardoso e Felipe Bardi (Sesi-SP), nos 100 m; Alison dos Santos e Matheus Lima (Pinheiros-SP), nos 400 m e nos 400 m com barreiras; Caio Bonfim (CASO-DF), nos 20 km e 35 km da marcha atlética; Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG), no lançamento do dardo; Viviane Lyra (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG), nos 20 km e 35 km da marcha atlética; e Juliana de Menis Campos (Praia Clube-Exército-CEMIG-Futel-MG), no salto com vara – o país também levará a Tóquio o revezamento 4x400 metros masculino.

Vários brasileiros estão bem posicionados no ranking mundial, graças aos pontos conquistados nos últimos 12 meses, e serão confirmados no Mundial após o fim do período classificatório.

VEJA OS ÍNDICES EXIGIDOS PELA WORLD ATHLETICS

CONFIRA O RANKING DE PONTOS ROAD TO TOKYO

Dentre os atletas brasileiros confirmados na competição, estão Erik Cardoso e Luiz Maurício da Silva. Ambos conquistaram ótimos resultados no Troféu Brasil, disputado no início do mês. Erik Cardoso alcançou o índice para os 100 metros com o resultado de 9.93, estabelecendo o novo recorde brasileiro e sul-americano da distância.

Luiz Maurício, que já estava qualificado para Tóquio desde o ano passado, entrou para o restrito clube dos 90 metros: melhorou o recorde brasileiro e sul-americano, que já era dele, com a excelente marca de 91 metros, top 20 da história da prova.

A programação começa às 9:00, com os 5.000 metros da marcha atlética para homens e mulheres – o Atletismo Brasil Challenger vai até às 11:40, com provas de campo disputadas no período da tarde. Já o GP Brasil terá sua primeira disputa às 13:40, com o lançamento do disco (feminino e masculino). A última prova do dia será os 400 metros com barreiras para homens, às 15:35.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br). 

Leia também...
22.08.2025

Após cinco dias de disputas a equipe somou 17 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), com destaque nesta sexta-feira (22.8) para o revezamento campeão com Matheus Lima, Vinícius Galeno, Jadson de Lima e Elias dos Santos, e os 110 com barreiras com Thiago Resende Ornelas

22.08.2025

Foram eleitos representantes para os Conselhos de Ética (Conceição Geremias, Carlos Aveiro e Gladson Barbosa) e Fiscal (William Baldim) e o medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira para compor o Conselho de Administração

22.08.2025

A fundista compete os 2.000 m com obstáculos domingo (24/8), em Bragança Paulista, com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, a partir das 9 horas, com as disputas do Challenger

21.08.2025

O Atletismo Brasil, que tem a maioria dos atletas, recebe os visitantes em disputas que valem índice e pontos no Ranking Mundial (nas categorias C e D), com entrada gratuita e transmissão ao vivo, a partir das 9:00 neste domingo, dia 24 de agosto