O Atletismo Brasil fechou a disputa dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, Paraguai, nesta sexta-feira (22/8) com a medalha de ouro no revezamento 4x400 m. Matheus Lima, Vinícius Moura Galeno, Jadson de Lima, e Elias dos Santos correram a prova em 3.03.76, novo recorde do Campeonato. A Jamaica ficou em segundo (3.06.09) e Porto Rico em terceiro (3.07.29). O Atletismo Brasil fechou o Pan Junior com 17 medalhas (3 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), após cinco dias de disputas na pista do Comitê Olímpico do Paraguai.
"Hoje foi para tirar um pouco do estresse. Fiquei frustrado pela minha corrida dos 400 m com barreiras porque estou bem treinado e não saiu como planejei. Resolvi dar o meu melhor, entregar o bastão o mais na frente possível, para que os meninos corressem com segurança, com mais folga", disse Matheus Lima, acrescentando que o grupo é muito bom e queria o recorde brasileiro. "Agora é só trabalhar a cabeça", acrescentou Matheus que corre a Diamond League, em Zurique, Suíça, dia 28.
"A gente esbarrou no recorde brasileiro e fico muito orgulhoso em saber o quanto o time está maduro, pronto para correr, saber que geral correu bem, todo mundo está disposto, com vontade de ir para cima desse recorde. Cada patrocínio é importante e fundamental para a gente chegar aqui e correr tão bem. Quero agradecer ao Bolsa Atleta", disse Galeno, que levou ouro no 4x400 m misto, assim como Elias dos Santos.
O Brasil ainda conquistou mais quatro medalhas de prata com Matheus de Alencar, nos 3.000 m com obstáculos, Thiago Rezende Ornelas, nos 110 m com barreiras, Felipe Izidoro da Silva, no salto triplo, e Andreas Kreiss, no salto com vara. E uma de bronze, com Matheus Torres, no lançamento do disco (58,73 m).
Numa chegada definida no photo finish a diferença entre Thiago Resende Ornelas dos Santos (Associação Esportiva Taubaté de Atletismo-SP), com 13.61, e o cubano Yander Herrera, com 13.60, foi de um centésio de segundo nos 110 m bom barreiras. Isaiah Patrick, de Granada, ficou com a medalha de bronze (13.74) e o brasileiro José Eduardo da Silva com o quarto lugar (13.84).
"O sentimento aqui é muito bom, Jogos sensacionais e quero voltar para Lima, em 2027, e 'destruir' tudo. Eu não era o favorito, mas chegou naquele finalzinho ali embolado - gosto de correr com adversários fortes -, então eu fiquei ali pensando: 'caraca, será que fui eu?' Aí acabou que foi o cubano, mas graças a Deus consegui a medalha e vamos sair com a cabeça erguida. Por um centésimo do ouro, mas ficando com a prata", disse Thiago, de 21 anos, que treina com Rodrigo Pereira dos Santos.
Matheus Leandro de Alencar (Associação Escola de Atletismo Soldadinho do Araripe-CE) venceu os 3.000 m com obstáculos com o tempo de 8:57.82. O cubano Oleisy Ferrer ficou com a medalha de ouro (8:54.20) e o mexicano Roberto Marquez com o bronze (9:02.34).
Felipe Izidoro da Silva (Instituto de Atletismo de Foz do Iguaçu-PR) conquistou a medalha de prata no salto triplo, com sua melhor marca pessoal (16.74 m). O ouro ficou com o canadense Aniamaka Praise (16,94 m) e a medalha de bronze com o jamaicano Penn Chavez (16,44 m).
No salto com vara, a última prova do atletismo, o ouro e o recorde do campeonato veio com o venezuelano Ricardo Montes (5,45 m), mas o brasileiro Andréas Lothar Uber Kreiss (Associação Prática de Atletismo Jaraguá do Sul-SC) levou a prata (5,10 m) e o argentino Augustin Carril o bronze (5,00).
Por fim, o Atletismo Brasil conquistou uma medalha de bronze no lançamento do disco com Mateus Alvares Torres (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG). Os jamaicanos levaram ouro e prata na prova, com Racquil Broadrick (61,79 m) e Christopher Young (59,34 m).
* Recordes do Campeonato
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Foram eleitos representantes para os Conselhos de Ética (Conceição Geremias, Carlos Aveiro e Gladson Barbosa) e Fiscal (William Baldim) e o medalhista olímpico Arnaldo de Oliveira para compor o Conselho de Administração
As duas competições serão realizadas simultaneamente no domingo (24/8), com entrada gratuita no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP) - a TV Atletismo Brasil transmite toda a programação ao vivo, das 9 horas às 15:35
A fundista compete os 2.000 m com obstáculos domingo (24/8), em Bragança Paulista, com entrada gratuita e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, a partir das 9 horas, com as disputas do Challenger
O Atletismo Brasil, que tem a maioria dos atletas, recebe os visitantes em disputas que valem índice e pontos no Ranking Mundial (nas categorias C e D), com entrada gratuita e transmissão ao vivo, a partir das 9:00 neste domingo, dia 24 de agosto