Capa

Atletismo Brasil convoca seleção para Mundial de Ultramaratona 24 Horas

03.10.2025  |    257 visualizações

A prova de resistência será realizada de 18 a 19/10, em Albi, na França. A marca de corte para a convocação foi de 220 km percorridos em 24 horas para os homens e 180 km para as mulheres

O Atletismo Brasil convocou nesta sexta-feira a seleção que disputará o Campeonato Mundial IAU & WMA de 24 horas 2025, que será realizado de 18 a 19 de outubro, em Albi, na França. É uma prova de resistência. Os chamados - três na categoria feminina e três na masculina - cumpriram os critérios de qualificação, de estar entre os melhores do Ranking Brasileiro de Ultramaratona e ter como marcas mínimas 220 km percorridos no masculino e 180 km no feminino, em 24 horas.

IAU é a sigla para International Association of Ultrarunners, em inglês, a Associação Internacional de Ultramatonistas, em português (https://iau-ultramarathon.org/2025-10-25-france-2025-iau-24h-world-championships.html).

A cidade francesa de Albi é Patrimônio Mundial pela UNESCO, conhecida por sua arquitetura deslumbrante e cênica - as 24 horas serão num percurso em looping que começa e termina no Estádio Municipal de Albi (https://iau-ultramarathon.org/2025-iau-24h-world-championships/).

"Esse é um grupo de provas, as de ultramatona, do qual a CBAt vem se aproximando, trabalhando, um grupo de provas que cresce muito", afirmou Wlamir Motta Campos, que fez a convocação ao vivo, pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

"Quero fazer um agradecimento ao professor Marcos Gomes, que é assessor especial da CBAt na área de ultramaratona e vem contribuindo demais com esse processo", afirmou Wlamir Motta Campos, que saudou os atletas que disputaram o Campeonato Mundial de Corridas em Trilha e Montanha, em Canfranc, na Espanha (o Brasil foi 22º por equipes, em 49, e o terceiro da América do Sul).

"São grupos importantes de provas para o desenvolvimento geral do atletismo brasileiro. Corrida de rua é atletismo, ultramaratona é atletismo e corridas em trilha e montanha também. Dentro do possível estamos criando os apoios para esses grupos de provas. Há dificuldades para apoiarmos com recursos, pelo fato de não serem provas olímpicas, mas sempre buscamos patrocinadores, outras fontes de financiamento, para potencializar cada vez mais esses grupos de provas", acrescentou.

No Campeonato Continental das Américas IAU, em setembro de 2024, na cidade de Mar Del Plata, na Argentina, o Brasil teve como destaques individuais Valdenir Jandosa Cordeiro (AUF-RN), primeiro colocado (252.616 km), Denilson Vieira da Silva (CARN-RN), terceiro (227.016), e Viviani Oliveira de Souza (ACT-RS), segunda (209.815 km).

Atletismo Brasil no Mundial de 24 Horas
Feminino

Roselania Alves Valentim (Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte - CARN)
Viviane Oliveira de Souza (Associação dos Corredores de Torres-RS)
Cândida Maria Menezes Reges dos Santos (Associação de Atletismo Russana-CE)
Masculino
Valdenir Jandosa Cordeiro (São Paulo Futebol Clube-SP)
Gabriel Bastos Barros (Clube de Atletismo do Rio Grande do Norte-CARN)
Wilson João de Souza (ADC São Bernardo-SP)

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil. 

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

Leia também...
06.10.2025

Os critérios para integrar a seleção estão publicados em nota oficial no site da CBAt e a competição que será realizada em 19 de outubro, no Parque Ecológico Municipal Jardim Esperança, também incentiva a prática de esportes entre amadores e crianças e movimenta a economia da cidade

06.10.2025

A CBAt apoia a campanha, que estimula o autoexame e as medidas preventivas como prática de atividade física e alimentação saudável; no Brasil são estimados novos casos em 2025 e a doença é considerada a principal causa em mortalidade por câncer entre as mulheres

05.10.2025

Com 13 atletas, a seleção conquistou 11 medalhas (6 de ouro e 5 de prata) na disputa da competição realizada em Bogotá, Colômbia (3 a 5/10). Alessandro Soares Borges venceu o arremesso do peso em 19,74 m, superando a marca mínima fixada pela World Athletics para a competição do Oregon (EUA)

04.10.2025

A seleção brasileira - com 13 atletas em Bogotá, Colômbia - já soma 8 medalhas (4 de ouro e 4 de prata) em dois dias de competições; Duda, no salto em altura, e Thiago Lacerda, no lançamento do dardo, foram os destaques deste sábado