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Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero

06.10.2025  |    77 visualizações

A CBAt apoia a campanha, que estimula o autoexame e as medidas preventivas como prática de atividade física e alimentação saudável; no Brasil são estimados novos casos em 2025 e a doença é considerada a principal causa em mortalidade por câncer entre as mulheres

O Outubro Rosa é campanha do Ministério da Saúde do Brasil e entidades da área de saúde e sociedade civil para mobilizar as mulheres e reforçar mensagens sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e também do colo do útero. O Atletismo Brasil apoia a Campanha Outubro Rosa, que fala dos cuidados como prática de atividade física e alimentação saudável, da importância do autoexame das mamas e o diagnóstico do câncer de mama. A doença afeta mais de 2 milhões de mulheres em todo o mundo por ano e é a maior causa de morte por câncer no Brasil.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulga a campanha anualmente no mês de outubro, como forma de chamar a sua comunidade - atletas, treinadoras, integrantes de Comissões Multidisciplinares, árbitras e gestoras - a participar também. 

Prevenir é o primeiro passo, com a prática de atividade física, a manutenção do peso corporal adequado e uma alimentação saudável, sem o consumo de bebidas alcóolicas ou cigarro e conhecendo o próprio corpo. 

Também é importante informar as mulheres e os profissionais de saúde a reconhecer os sinais e sintomas do câncer de mama, bem como organizar a rede de atenção à saúde para garantir o acesso rápido e facilitado ao diagnóstico e tratamento da doença. A orientação é que a mulher observe e apalpe suas mamas (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem técnica específica, e valorize a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.

A segunda estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. Além de estar atenta ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, faixa etária é a rotina adotada na maioria dos países. 

As mulheres devem estar atentas a caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também a pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil, com grandes desigualdades regionais e maior incidência e mortalidade nas Regiões menos desenvolvidas do País, em especial a Região Norte. Está em curso uma chamada global para a eliminação da doença por ser praticamente 100% prevenível por vacina e rastreamento.

O câncer do colo do útero está associado à infecção persistente por vírus HPV (Papilomavírus Humano). A principal forma de prevenção é a vacinação contra o HPV, que protege contra os subtipos oncogênicos 6, 11, 16 e 18. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.

A recomendação atual é de dose única para meninas e meninos com idade entre 9 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. A vacina também está disponível no SUS para pessoas de 9 a 45 anos vivendo com HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos. 

A detecção precoce do câncer do colo do útero é feita pelo exame citopatológico do colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, a cada três anos.

As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil. 

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).

 

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