Santiago - Renan Gallina, de 19 anos, e Erik Cardoso, de 23 anos, encaram os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, como mais um desafio num ano com muitas competições e de muito aprendizado. Ambos disputam provas singulares no Coliseo do Estádio Nacional Julio Martínez - as eliminatórias dos 100 m serão nesta segunda-feira (30/10) e dos 200 m na quarta-feira (1/11). Ambos integram também a equipe do revezamento 4x100 m, com Rodrigo Nascimento, Jorge Vides e Paulo André, campeões mundiais com o revezamento 4x100 m no Mundial de Revezamentos de Yokohama (JAP)-2019, e Felipe Bardi, o homem mais rápido do Brasil (9.96).
Erik (SESI-SP), que foi o primeiro brasileiro a correr os 100 m abaixo dos 10 segundos - fez a histórica marca de 9.97 (0.8 m/s) no Sul-Americano de São Paulo, em julho - teve uma preparação específica para o Pan com o seu treinador Darci Ferreira, que fez três ciclos na temporada. Mas Renan Gallina sofreu com lesões e por ter de ainda competir em duas categorias, sub-20 e adulto, numa temporada que foi mais longa que o habitual, terá de superar o cansaço pelo objetivo do índice olímpico para os Jogos de Paris-2024.
"O Mundial foi mais uma experiência que tivemos fora e levo o aprendizado de mais uma competição grande para o Pan. É sempre uma oportunidade para que a gente possa acertar. Estou bem treinado, quero fazer uma boa corrida em Santiago, um bom resultado e como consequência se estiver na final, a medalha", disse Erik. "Com relação ao revezamento, sempre que nos encontramos estamos buscando ser mais forte como grupo e aprimorar as passagens", acrescentou Erik.
"Venho treinando melhor, com apoio da Comissão Multidisciplinar, e voltando ao meu padrão muscular. Cansado da temporada - esse ano eu só parei em casa em junho e julho e ainda assim fui ao Troféu Brasil, em Cuiabá, para assistir -, mas vou competir no Pan em busca do índice para Paris", afirmou Renan Gallina (AA Maringá-PR), que treina com Sandra Crul - decidiu ir ao Pan e acompanhar Renan com recursos próprios.
"Este é o primeiro camping que aproveito 100%", disse Renan sobre a preparação do revezamento - foram seis treinos em Bragança Paulista, três de passagens de bastão e três analíticos com coordenação do treinador Victor Fernandes. "Em São Paulo ainda sentia dor na perna, em Portugal estava voltando do Pan Sub-20 e neste último, com o Paulo André tendo de ir para casa por causa de um problema com o filho, fui mais utilizado. Me sinto em constante evolução e quero ajudar o Brasil se for escalado", disse Renan.
Os dois revezamentos 4x100 m serão disputados no dia 2 de novembro, às 21:47, o feminino, e 21 horas, o masculino, fechando o quinto dia de disputas do atletismo no Coliseo do Estádio Nacional Julio Martínez.
As transmissões do Pan, ao vivo e gratuitas, podem ser acompanhadas no Canal Olímpico do Brasil, no Youtube do Time Brasil e também pela Cazé TV. A programação é anunciada pelas plataformas.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto