Bragança Paulista – A paulista Sumiko Yamakawa Imoto (ANASP-SP) é um dos destaques da Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, que será disputada sábado e domingo (11 e 12/11) no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, na cidade de Bragança Paulista (SP). Aos 85 anos, ela está inscrita no arremesso do peso, lançamento do disco e lançamento do martelo, provas em que foi campeã da edição passada na categoria 80+.
Animada, ela esbanja alegria. É uma verdadeira lição de vida para todos os mais jovens. Os fãs do atletismo poderão acompanhar as provas no estádio, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível. A instalação esportiva fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5).
Outro meio de assistir à competição, que reunirá 605 atletas, a partir dos 30 anos, entre avulsos, representantes da Associação Brasileira de Atletismo Máster (ABRAM) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), ao vivo é por meio da TV Atletismo Brasil pelo YouTube da CBAt.
Campeã mundial máster do lançamento do disco em 2018, em Málaga, Espanha, ela continua ativa. De 26 de março a 1 de abril deste ano, na estreia na categoria 85+, por exemplo, ela bateu o recorde mundial do peso no Campeonato Mundial Indoor em Torún, na Polônia, com 8,25 m. Em um espaço aberto ao lado do estádio, bateu o recorde mundial ao ar livre do lançamento do disco, com 21,22 m.
“Ela está planejando competir no próximo Mundial Outdoor em agosto de 2024 em Gotemburgo na Suécia. E este mês viaja para Lima no Peru para disputar o Campeonato Sul-Americano”, disse a filha Miyuki Imoto, que assim como o pai Massao e os irmãos Cláudio, Yukari e Emílio praticaram atletismo. “O Cláudio é o único ainda em atividade fazendo corridas de rua”, explica.
Nascida em Marília (SP), no dia 1 de março de 1938, Sumiko disse que sempre fez atletismo. “Já fui campeã brasileira adulta do disco, em 1961, quando era ainda bem jovenzinha”, lembrou a atleta que nas competições é orientada por Neilton Moura, treinador da seleção brasileira. "Agora, desde o fechamento do Estádio Ícaro de Castro Mello, não consigo mais treinar arremesso e lançamentos”, comentou a competidora da Agremiação dos Nikkeis de Atletismo São Paulo. “Então faço trotes no Parque do Ibirapuera”, completou.
A Taça Brasil Máster Loterias Caixa, organizada pela CBAt, com apoio da ABRAM, será aberta às 7:30 de sábado com a disputa da final dos 10.000 m masculino 60+. A competição termina no domingo, a partir das 15:55, com os 3.000 m marcha atlética masculina, reunindo todas as categorias.
De acordo com o regulamento, todos os atletas competirão entre si, sem distinção de Estado ou clube. Todos os inscritos serão divididos em suas faixas etárias, do pré-máster (30 a 34 anos) para até os mais velhos.
Em 2022, a ANASP conquistou o bicampeonato da competição. A equipe somou 628 pontos, seguida da CMC/UCA, com 500, e da CF2V, com 480 pontos, na classificação geral. A ANASP foi também campeã masculina, com 473 pontos, à frente da CF2V, com 370, e da CMC/UCA, com 330 pontos. No feminino, Caraguá Unisanta foi a vencedora, com 250 pontos, seguida de CMC/UCA, com 170, e de Vinhedo, com 157 pontos. A competição reuniu 481 atletas de 107 associações e clubes.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto