Bragança Paulista – A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades), de Sorocaba (SP), participará no sábado e domingo (dias 11 e 12/11) da Taça Brasil Master Loterias Caixa de Atletismo, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP). A entidade inscreveu 37 atletas e entre eles os mais idosos do evento: Joaquim Augusto Rodrigues Jacob, de 92 anos, e Mitie Kawamoto Ruiz, de 90.
“Trabalhamos com a terceira idade há algum tempo e é muito gratificante ver o empenho desse pessoal com mais de 60 anos nos treinamentos”, disse o professor Júnior Brasil Borges, que orienta um grupo de 40 atletas duas vezes por semana no Centro Esportivo Jardim Simus. “Eles são muito interessados e treinam por conta própria outros dias.”
O professor, funcionário municipal, acompanha idosos também em outras atividades. “Não sou especialista em atletismo. Sou professor de esportes, com atuação no vôlei, natação e dança de salão”, lembrou. “Meu objetivo é mostrar para os inscritos em Bragança o que é uma pista sintética, um bloco de partida, que muitos nunca viram. Temos uma pista de areia e muitos só participam de corridas de rua.”
Júnior mostrou-se preocupado apenas com o calor previsto para sábado e domingo na cidade de Bragança. “A previsão é de 36, 37 graus. É muito quente para as pessoas mais velhas. Vou levar duas tendas para protegê-los um pouco e incentivar a ingestão de água. Esse pessoal dá lição de vida. A Mitie, que está inscrita no arremesso do peso, superou dois cânceres.” Já Joaquim Augusto vai disputar os 800 m e também o arremesso do peso.
O diretor presidente da Ades, César Augusto Telini, explica que a associação é uma antiga OnG, com ações ainda em Bragança Paulista e São João da Boa Vista. “Trabalhamos com projetos de Incentivo Fiscal tanto Estadual como Federal para manter atividades nas áreas de esporte, cultura e saúde”, afirmou. “Somos uma Instituição voltada para a organização e planejamento institucional, atuando na elaboração de projetos e captação de recursos.”
De acordo com o regulamento da Taça Brasil Máster Loterias Caixa, todos os atletas competirão entre si, sem distinção de Estado ou clube. Todos os inscritos serão divididos em suas faixas etárias, do pré-master (30 a 34 anos) e dos 35 anos até os mais velhos.
A competição, que recebeu a inscrição de 605 atletas, é organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), com apoio da Associação Brasileira de Atletismo Master (ABRAM). A competição será aberta às 7:30 de sábado com a disputa da final dos 10.000 m 60+. A competição termina no domingo, a partir das 15:55, com os 3.000 m marcha atlética masculina, reunindo todas as categorias.
SERVIÇO - Os fãs do atletismo poderão acompanhar as provas no estádio, mediante a doação de um kg de alimento não perecível. O total arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança. A instalação esportiva fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64, bairro do Campo Novo (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5).
Outra maneira de assistir à competição ao vivo é por meio da transmissão da TV Atletismo Brasil pelo YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo.
NOVEMBRO AZUL - O evento vai disseminar também o Novembro Azul, mês que marca a divulgação da importância de prevenir o câncer de próstata para a população masculina. O diagnóstico precoce é a única forma de possibilitar a cura da doença. Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou dos 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista.
Mais informações como programa horário, regulamento e participantes podem ser acessadas no minissite da competição no site da CBAt.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto