Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) divulgou por meio da nota oficial 213/2023 as exigências para serem cumpridas pelos atletas, treinadores, médicos, fisioterapeutas e massagistas integrantes da Lista Larga para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, França. O pré-credenciamento é obrigatório e será realizado pela CBAt impreterivelmente até 10 de janeiro - o processo tem várias exigências e, por isso, a necessidade de ter atenção ao prazo.
Dúvidas ou esclarecimentos devem ser encaminhados para o e-mail paris2024@cbat.org.br. Vale para qualquer dos itens que constam da nota que deve ser lida com atenção.
O atletismo será realizado de 1 a 11 de agosto de 2024, em Paris. Atletas e oficiais que não se cadastrarem por meio do formulário e não entregarem os documentos dentro do prazo não poderão ser inscritos na Lista Larga, ficando inaptos a participar do evento.
E-mail válido e único - A nota oficial publicada foi bem incisiva e esclarecedora. Todos precisarão ter e-mail, um e-mail individual, único e verídico, para usar no sistema de credenciamento dos Jogos Olímpicos. O e-mail cadastrado será utilizado pelos Comitê Olímpico Internacional (COI) e Comitê Organizador dos Jogos de Paris para envio automático do Formulário de Elegibilidade. Também o Termo de Compromisso do Time Brasil é requisito obrigatório do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para participação na Missão e será enviado para o e-mail indicado.
A assinatura dos dois documentos - o Termo de Elegibilidade e o Termo de Compromisso do Time Brasil - é obrigatória para participação nos Jogos Olímpicos.
Passaporte e foto - São itens obrigatórios para cadastramento na Lista Larga. Todos os participantes nos Jogos deverão portar passaporte com data de vencimento a partir de 11/02/2025. Passaportes com data de vencimento inferior a 11/02/2025 não serão aceitos pelo sistema para credenciamento na Lista Larga.
A leitura da credencial será feita por identificação facial. Por isso, todas as fotos terão de ser enviadas rigorosamente de acordo com os padrões solicitados pelo Comitê Organizador. Todas as exigências, uma a uma, de tamanho e como devem ser as imagens estão descritas detalhadamente na nota oficial.
Exigência médica - Vacinas e outras exigência médicas são de responsabilidade do participante. Mesmo não sendo documentos obrigatórios para o cadastramento na Lista Larga, a CBAt sugere fortemente que todos providenciem Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela (CIVP), Certificado de Vacinação de Covid-19: Esquema de vacinação Completa + uma dose de reforço e avaliações Laboratoriais (com validade de 12 meses).
E ainda avaliação Ergométrica: Teste de esforço (validade de 12 meses), EcoDopplerCardiograma: Ecocardiograma bidimensional com mapeamento de fluxo de cores (validade de 24 meses); Atestado Médico no Modelo do Comitê Olímpico Brasileiro.
Cursos obrigatórios - O pré-credencimento também vem acompanhado de apresentação de certificado de três cursos. São obrigatórios o Curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte; e o Curso Esporte Antirracista. Ambos podem ser acessados no Link: https://projetosdiversosiob.asdnet.com.br/.
O terceiro é o Curso Antidoping, disponível no Link: https://adel.wada-ama.org/learn/public/learning_plan/view/80/programa-para-atletas-de-nivelinternacional-portugues.
A inclusão de nomes na Lista Larga para credenciamento junto ao COB não significa a convocação de atletas ou profissionais listados, mas apenas torna a todos habilitados a serem convocados, caso atendam os critérios de convocação.
Mesmo que atender a todos os critérios de convocação estabelecidos pela CBAt para inscrição nos Jogos Olímpicos o cadastramento é obrigatório, integra os procedimentos de controle de segurança e credenciamento do evento e deve ser feito até o dia 10 de janeiro de 2024.
A nota oficial ainda informa que já estão disponíveis ingressos para todos os esportes olímpicos e todas as sessões para o público. O site oficial para a compra dos ingressos é Paris 2024 Official Ticketing – Olympic and Paralympic Games.
O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br - (11) 99127-2369.
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto