Capa

Niterói abre portas para receber grandes competições de atletismo

14.12.2023  |    369 visualizações

O município e a Universidade Federal Fluminense conversam com a CBAt e a Ferat para sediar eventos nacionais e internacionais a partir da conclusão das obras de recuperação da pista da cidade num parque esportivo a 13 km do Rio e para o desenvolvimento de parcerias e do atletismo no Estado

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Federação do Rio de Atletismo (Ferat) iniciaram conversações para desenvolver uma parceria com a Prefeitura de Niterói (RJ) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) visando promover o desenvolvimento do atletismo na cidade e no Estado do Rio de Janeiro.

Os dirigentes do atletismo foram à Prefeitura de Niterói e a Universidade para reunião com o prefeito Axel Grael - velejador e irmão de Lars Grael e do campeão olímpico Torben Grael e tio da também medalha de ouro na vela Martine Grael - e o reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega. E para uma visita a nova pista de atletismo, no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em fase final de recuperação, com entrega prevista para 2024 e que poderá receber eventos nacionais e internacionais.

A CBAt esteve representada pelo presidente do Conselho de Administração Wlamir Motta Campos, pelo CEO Cláudio Castilho e o assessor jurídico Marcelo Franklin, a Ferat pelo presidente Robson Maia e o diretor executivo Marcelo Barroso. 

"Fizemos uma reunião muito positiva com o prefeito Axel e o reitor Antônio Cláudio e a pauta debatida foi sobre trazer eventos nacionais e internacionais para a cidade, nesta pista nova, assim como fazer uma parceria com a Universidade Federal, nos moldes da que temos com a Unicamp, de Campinas", disse Cláudio Castilho.

Além dos eventos também foi colocada em pauta a possibilidade de levar para Niterói projetos sociais e capacitação de treinadores, dentro de um pacote de ações visando o desenvolvimento do atletismo do Rio a partir dessa parceira CBAt, Ferat, Universidade e Prefeitura de Niterói. Do Estado do Rio de Janeiro saíram alguns dos mais importantes atletas, como os velocistas Robson Caetano e Arnaldo de Oliveira, por exemplo, que figuram na galeria de medalhistas olímpicos do Brasil.

Niterói é um município de 500 mil habitantes localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, um dos maiores centros histórico culturais do Brasil, com sua cultura caracterizada por vilas de pescadores, fortalezas e museus. É o município mais escolarizado do Brasil, segundo o Ministério da Educação, e tem o terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País, segundo informações da Prefeitura que faz a recuperação da pista da UFF. 

"Vamos ter um parque esportivo na cidade, de fácil acesso, irrigado por transporte e opções para quem vier do Rio, quiser dormir e ficar. Estamos fazendo tudo com qualidade para receber até eventos internacionais", disse o prefeito Axel Grael.

"O Rio tem uma história fantástica na formação de velocistas, um Estado que sempre respirou atletismo. Infelizmente, perdemos o principal espaço de prática do esporte no Estado e encontramos dificuldades de estrutura em outro local. Então veio Niterói com essa pista para receber eventos e parceria com a universidade e a cidade tem rede hoteleira e locais para alimentação, comporta eventos", disse Wlamir Motta Campos.

O Grupo Prevent Senior patrocina o atletismo brasileiro, oferece medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br - (11) 99114-1893 e (11) 99142-2951; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br - (11) 948245812 e Maiara Dias Batista - (11) 99127-2369.

Leia também...
03.08.2025

A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos

03.08.2025

No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics

02.08.2025

Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo

02.08.2025

Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto