Capa

Sede do Ibero-Americano pré-olímpico, Cuiabá passa por visita técnica

15.03.2024  |    393 visualizações

Integrantes da Associação Ibero-Americana de Atletismo estiveram na pista da Universidade Federal, no percurso da marcha atlética e da corrida de rua e visitaram o governador Mauro Mendes; a cidade recebe a competição de países onde a língua oficial é o espanhol ou o português

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024 pré-olímpico será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, no Brasil, de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A sede foi anunciada em setembro de 2023 e, desde então, todos os preparativos para a competição vêm sendo realizados pelos organizadores que receberam visita de integrantes da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA) nesta sexta-feira (15/3). 

O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais que se disputa a cada dois anos entre países ibero-americanos, mais Andorra e países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. 

Depois de encontro com o governador Mauro Mendes, o secretário de Esportes Jefferson Neves e autoridades do Governo do Estado do Mato Grosso, os organizadores participaram de uma apresentação, fizeram inspeção técnica no Centro Olímpico de Treinamento da UFMT - onde serão realizadas as provas de pista e campo -, ao percurso da marcha atlética na Av. Parque do Barbado e ao Parque Tia Nair, onde será a Corrida de Rua com os 10.000 m do programa do Ibero. Houve ainda uma visita ao hotel das delegações e uma reunião de avaliação final para o esclarecimento de dúvidas, para sugestões e informações adicionais.

O grupo de Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA) foi formado por Oscar Fernandez Caceres, presidente, Luis Condeso Ocampo, secretaria geral, e Julio Roberto Gomes Gaitan, delegado. Pela CBAt participaram do encontro Wlamir Motta Campos, presidente, Cláudio Castilho, diretor Executivo, Lucimara Machado, coordenadora de Competições, e Martinho Nobre dos Santos, diretor de Competição, e ainda Tomires Campos Lopes, presidente da Federação de Atletismo do Mato Grosso.

Os parceiros da Universidade Federal do Mato Grosso, que receberá o evento em seu estádio, e do SESI/MT, que apoia a organização, também participaram do encontro: Fabrício Carvalho, pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, e Cristiane Arielly Martins Amorim, secretária de Infraestrutura dos Campi (SIC); Dayane Barbosa, coordenadora de Promoção da Saúde, Norelly Miranda, supervisora de Eventos e Rafael Cunha, supervisor Operacional, pelo SESI.

As negociações entre a CBAt e o Governo do Estado do Mato Grosso para levar a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho, ainda durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo, com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Jefferson Neves e o governador Mauro Mendes.

O Troféu Brasil, realizado de 6 a 9 de julho, teve mais de 250 mil pessoas ao vivo na transmissão do evento, no pool de emissoras formado por TV Atletismo Brasil, canal da CBAt no YouTube, Canal Olímpico do Brasil, Primeira Página e UOL. Nas arquibancadas do Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso mais de 7 mil pessoas acompanharam os quatro dias de competições. O estádio também recebeu o Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-23 em 2022, dentro da política da CBAt de levar atletismo para todos os lugares do País.

O Brasil recebeu quatro edições da competição em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

Leia também...
26.11.2024

Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato

25.11.2024

Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos