Capa

Caio Bonfim e Viviane Lyra são os melhores atletas do Brasil de 2023

24.03.2024  |    311 visualizações

Os dois marchadores, qualificados para os 20 km dos Jogos Olímpicos de Paris, venceram a votação feita por um Júri Especializado formado por treinadores e jornalistas e foram destaque do Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa

São Paulo – A marcha atlética está em festa no Brasil. Afinal dois marchadores – o brasiliense Caio Bonfim e a carioca Viviane Lyra – foram eleitos os melhores atletas brasileiros de 2023 durante a cerimônia do 3º Prêmio Melhores do Ano Loterias Caixa, realizada na noite de domingo (24/3) em São Paulo, com transmissão da TV Atletismo Brasil. Caio ganhou ainda a medalha José Telles da Conceição, que homenageia o primeiro medalhista olímpico do atletismo brasileiro das mãos de Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Os dois atletas premiados já estão qualificados para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. A festa de premiação dos melhores do ano do atletismo foi realizada após a Assembleia Geral que aprovou as contas de 2023 e aprovou o orçamento de 2024.

Caio Bonfim recebeu o seu Troféu de Melhor Atleta do Ano-2023 das mãos de Maria Thereza da Silva Moreira Assunção, diretora executiva das Loterias Caixa, e de Kleber Paz, superintendente Nacional Loterias Caixa, apadrinhado pelos campeões olímpicos Joaquim Cruz, dos 800 m em Los Angeles-1984, e Maurren Higa Maggi, no salto em distância, em Pequim-2008. A Loterias Caixa é a patrocinadora máster do atletismo.

"É uma honra e o privilégio celebrar a 3ª edição do Prêmio Melhores do Ano do Atletismo Loterias Caixa. Um momento único, onde nós temos a nossa história, relembramos os nossos heróis, aqueles que abriram as portas do atletismo brasileiro para o mundo, e nos inspiram. E também os nossos treinadores, atletas, árbitros, todos aqui juntos com o atletismo do futuro, com as revelações do nosso esporte que nos surpreende de forma positiva e mágica", disse Wlamir Motta Campos, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na abertura da cerimônia de premiação. Wlamir agradeceu a presença de Paulo Wanderley, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, e o apoio que a CBAt recebe. 

Agradeceu os patrocinadores, os presidentes das Federações, os representantes dos atletas e dos treinadores, dos árbitros e os ídolos do atletismo presentes. Explicou que nesta terceira edição do Prêmio os medalhistas olímpicos e campeões mundiais apadrinharam a premiação representando todos os integrantes do Programa Ídolos do Atletismo Loterias Caixa, um dos mais longevos do movimento olímpico.

O grande feito de Caio (CASO-DF) no ano passado foi conquistar a medalha de bronze na prova dos 20 km do Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto. E não foi só. Ganhou prata (20 km) e bronze (maratona de revezamento misto) nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Foi eleito o melhor atleta do atletismo pelo Comitê Olímpico do Brasil e campeão da World Athletics Race Walking Tour, circuito das principais competições de marcha atlética do mundo, equivalente à Liga Diamante para as provas de pista e campo.

No ano passado, Caio, que completou 33 anos no dia 19 de março, bateu duas vezes o recorde brasileiro dos 20 km (ele melhorou a marca no dia 3 de março deste ano, quando conquistou bronze no Grande Prêmio da China, em Taicang, com 1:17:44). “Estou muito feliz com essa premiação. Momento de celebrar o atletismo é fazer isso recebendo essa conquista me dá muita alegria. Em 2003 sai de um jogos da juventude tão feliz falando sou o décimo do Brasil. E agora ter esse privilégio de receber isso da Confederação junto com a comunidade do atletismo me deixa ainda mais contente", disse.

O próximo desafio será o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, dia 21 de abril, em Antalya, na Turquia. Em seguida começa a participação na temporada europeia de Grandes Prêmios.

Já Viviane Lyra (Praia Clube/Exército/Futel-MG) não pôde participar da cerimônia. Ela está em treinamento em altitude em Bogotá, na Colômbia, visando Paris, mas enviou um vídeo para a cerimônia.

“Fiquei muito feliz por ser indicada e depois mais feliz ainda por ganhar o prêmio. Graças ao apoio que tenho recebido posso competir de igual para igual a nível internacional”, disse Viviane. “Agradeço a CBAt por estar da seleção permanente patrocinada pela Loterias Caixa, ao COB, ao Praia Clube, ao Time Rio e a FAB. Desejo a todos um excelente ano olímpico.”

Campeã dos 35 km do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, realizado em março na cidade de São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife, ela teve uma temporada de superação em 2023.

Em função de uma hepatite, ela deixou de participar do Troféu Brasil e do Sul-Americano de Atletismo de São Paulo do ano passado, e viu sua programação totalmente desmantelada. Mesmo assim, com a ajuda do marido e treinador Luís Paulo Ferreira Porto, foi quarta colocada nos 35 Km do Mundial de Budapeste, na Hungria, com a marca de 2:44:40 e o"bteve a qualificação olímpica para Paris, nos 20 km, com o tempo de 1:28:36.

Campeã pan-americana de marcha dos 35 km, em Manágua, na Nicarágua, no ano passado, ela tem como objetivo representar o Brasil no Mundial por Equipes em Antalya. No Pan de Santiago, em novembro, conquistou bronze ao lado de Caio Bonfim no revezamento misto de maratona.

O próximo desafio de Viviane, formada em Nutrição, é o GP de Podebrady, na República Checa, no dia 6 de abril. A competição é válida pelo circuito ouro de marcha atlética da World Athletics.

OS MELHORES DO ANO 2023

Imagem do Ano - Milésimos de Segundo - Wagner Carmo - Padrinho: Charlie Gagliardi, presidente da PUMA.

Clube Formador - AD Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa - Alex Martins - Padrinho: Zequinha Barbosa, campeão mundial - Zequinha Barbosa, campeão mundial.

Clube de Alto Rendimento - EC Pinheiros - Carlos Alexandre Brazolin - Padrinho: Ronaldo da Costa, recordista mundial da maratona (Berlim-1998).

Treinador Destaque - Gianetti Sena Bonfim e Darci Ferreira - Padrinhos: Darlan Romani e Fabiana Murer, campeões mundiais.

Atletas da Galera - Aline Prudêncio de Freitas e Alison dos Santos - Padrinho: Mauro Vinícius Hilário da Silva, bicampeão mundial.

Atletas Revelação - Vanessa Sena dos Santos e Renan Gallina - Padrinhos: Medalhistas olímpicos com o revezamento 4x100 m - Bruno Lins, Sandro Viana, José Carlos Moreira, o Codó,  Rosângela Santos, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti, dos revezamentos de 2008; Arnaldo de Oliveira, André Domingos, Edson Luciano Ribeiro, Claudinei Quirino, Claudio Roberto de Souza e Vicente Lenílson, dos revezamentos de 1996 e 2000.

Melhores do Ano - Viviane Lyra e Caio Bonfim. Padrinhos: campeões olímpico - Joaquim Cruz, ouro dos 800 m nos Jogos de Los Angeles-1984, e Maurren Maggi, ouro no salto e distância nos Jogos de Pequim-2008; representantes da Caixa: Maria Thereza da Silva Moreira Assunção, diretora executiva das Loterias Caixa, e Kleber Paz, superintendente Nacional Loterias Caixa.

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe - helenifelippe@cbat.org.br; João Pedro Nunes - joaonunes@cbat.org.br; e Maiara Dias Batista - maiara@cbat.org.br.

 

Leia também...
26.11.2024

Davi Souza de Lima, filho de Vicente Lenílson e Cida, atletas olímpicos, levou o ouro no salto triplo com 15,55 m, a sexta melhor marca do mundo sub-18 em 2024; o medalhista de prata Benjamin de Oliveira, com 15,51 m, também saltou acima do recorde do campeonato

25.11.2024

Em sessão de Comunicação e Marketing, a plataforma digital do Brasil, é citada como estruturada para fornecer informações claras para os fãs e os stakholders (partes interessadas) do atletismo, para uma entrega eficaz dos serviços da federação, com transparência e clareza

25.11.2024

No segundo dia de competições as mulheres brilharam na pista e campo, com Letícia Lopes, nos 400 m, Camila de Campos, nos 800 m, Emily da Silva, no lançamento do disco, e Laura Meira, no salto em distância; a modalidade ainda terá competições nesta terça-feira (26/11) e os fãs podem acompanhar

24.11.2024

Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos