Niterói (RJ) - Helena Mees Valério (Praia Clube-Exército-Futel-MG), que ganhou uma bolsa de estudos numa universidade norte-americana, e Ruan Erik Vais (IPEC Londrina FEL-PR), um estreante em Brasileiros que começou a treinar há nove meses, foram os primeiros campeões, nos 3.000 m rasos, do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, nesta sexta-feira (7/6), na pista da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ).
Helena, de 18 anos, levou o primeiro ouro da competição ao completar os 3.000 m rasos em 10.14.75. Completaram o pódio Kauane Rebeca Jardim (10.25.74) com a prata e Bianca Cristine Davi de Souza (10.32.01) com o bronze, ambas do IPEC Londrina FEL.
"A maior dificuldade foi o clima quente porque eu estava treinando em Curitiba. Mas a atmosfera do Brasileiro é tão maravilhosa que eu fui à frente. Costumo dizer que o sucesso é treinável e a gente treina muito", disse, referindo-se à parceria que faz com a irmã gêmea Ana Mees Valério. Ambas seguem para estudar ciência da computação e treinar atletismo na California Baptiste University (CBU) em agosto, com bolsa de estudos. "Agora estamos treinando atletismo e inglês", acrescentou Helena.
O objetivo da fundista é alcançar a marca para o Mundial de Atletismo Sub-20 de Lima, no Peru, em agosto, nos 1.500 m. Helena comemorou a qualificação para o Sul-Americano Sub-20, também em Lima, que será realizado de 12 a 14 de julho.
Ruan Erik Vais, 17 anos – completa 18 em dois meses –, um calouro em Brasileiros, venceu os 3.000 rasos e ficou surpreso com o tempo, sua melhor marca pessoal. "Fiz bastante 'tiro' ritmado a 2.50 por km. Ia sair nos 800 m, mas 120 m antes de fechar os 2 km eu estava com forças nas pernas e saí, forcei, abri e fui na frente até o fim", disse o atleta, que treina em Bituruna, Paraná, com Laércio Lodi e Raquel Rocha. "Essa é minha melhor marca, aqui foi mais competitivo do que quando corro no Paraná e eu queria muito a medalha no Brasileiro", disse Ruan, que vai correr também os 5.000 m.
A medalha de prata ficou com Gustavo Felipe da Costa (Artevidas Tupã-SP), com 8.43.68, e a de bronze com Samuel Costa Santana (Praia Clube-Exército-Futel-MG), com 8.51.52.
No salto com vara, que também teve final na primeira etapa, foram ao pódio Pedro Henrique dos Santos Aparecido (ADC São Bernardo-SP), com 4,63 m; Renan Akamine (AD Centro Olímpico-SP), com 4,53 m; e Lucas Bonfim Costa (Centro Olímpico), com 4,43 m.
O Brasileiro Sub-20 é uma realização da CBAt, com patrocínio da Prefeitura de Niterói e parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
Confira notícias e mais detalhes no minissite da competição.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
Jogos da Juventude - segundo dia
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil