Niterói (RJ) - Hakelly de Souza e João Santana foram os grandes destaques nas finais dos 100 m do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-20 de Atletismo, na tarde desta sexta-feira (7/6), na pista da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ). A competição prossegue neste sábado e domingo (8 e 9/6), com entrada franca e transmissão ao vivo do Canal Atletismo Brasil, no YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo.
Hakelly, de apenas 15 anos, consagrou-se campeã brasileira contra atletas até três anos mais velha. Venceu com a marca de 12.08, enfrentando forte vento contra (-2.0), o que impossibilitou a busca pelo índice para o Mundial Sub-20, que será disputado no Peru, em agosto.
"Eu não gostei da marca. O índice era 11.78, no ano passado eu tinha 11.95, então estava com esperança de pelo menos abaixar a minha marca", disse a atleta da Associação Esportiva Cidadania e Dignidade (AECD), de Macaé (RJ), que já tem índice para os 200 m. Mesmo assim, Hakelly comemorou a vitória na categoria. "É maravilhoso ser campeã competindo com meninas como a Vanessa Sena e a Larissa, é emocionante estar competindo com elas."
Vanessa Sena dos Santos (AD Centro Olímpico-SP), que tem índice mundial para os 100 m, conquistou a prata, com 12.13. Larissa Regina Souza de Jesus (Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais-PR) foi bronze (12.29).
Na final masculina dos 100 m, Paulo Henrique Pedroso Batista (APA/SECEL Jaraguá do Sul-SC) foi o campeão, com 10.68 (-1.8). A segunda colocação foi definida nos milésimos de segundos. Wesley Henrique Dionisio (AD Centro Olímpico) foi prata com 10.86 (853) e João Victor Santana (Ades-SP) conquistou o bronze com 10.86 (857). Mas João, que tinha feito índice na semifinal, disputada pela manhã, comemorou duplamente.
O velocista de 18 anos, que treina em Bragança Paulista, na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo, celebrou o resultado de 10.54 (+1.5) – o índice para o Mundial Sub-20 é 10.55.
"Estou extremamente feliz! Eu sou de uma família de muitos esportistas, minha bisavó era corredora, meu avô era lutador. Eu só tenho a agradecer pelo apoio dos meus pais e do meu treinador (Maurício Dubard) e comemorar tanto a medalha quanto o índice", afirmou o velocista, que antes era nadador e acabou fazendo a mudança para o atletismo após uma brincadeira num campo de futebol.
Nos 400 metros com barreiras, os favoritos confirmaram a expectativa e garantiram o título brasileiro Sub-20. No feminino, Amanda Miranda da Silva, da Geração Atletismo Cianorte-PR, venceu com 1.01.06, no pódio que também teve Nykolli Alves da Silva Rangel (AECD-Macaé), com 1.02.04, e Maria Eduarda Lourenço Chagas (APA/SECEL de Jaraguá do Sul), com 1.02.73.
No masculino, Victor Elias dos Santos, da Orcampi, conquistou o ouro (52.47). Lucas de Almeida Rosa (Corville) foi prata (52.74) e André Roberto Azevedo (FECAM/ASSERCAM) foi bronze (53.82). Amanda e Victor têm índice para o Mundial Sub-20 na distância.
O Brasileiro Sub-20 é uma realização da CBAt, com patrocínio da Prefeitura de Niterói e parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
O Brasileiro Sub-20 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI
Confira notícias e mais detalhes no minissite da competição.
A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
Como
Jogos da Juventude - segundo dia
Sob os olhares do medalhista olímpico Caio Bonfim, ambos venceram os 100 m, neste domingo (24/11), em João Pessoa, na Paraíba; o lançamento do dardo também teve destaque com Francisco Paulo Petri, do Mato Grosso, que bateu o recorde do campeonato que já durava dez anos
A prova de 42,195 km, em sua quinta edição, com largada na Esplanada dos Ministérios neste domingo (24/11) recebeu Selo Prata e Permit 29/2024 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e levou o atletismo ao Centro Oeste; o Circuito CAIXA foi ao Norte do Brasil