A maratonista olímpica Adriana Aparecida da Silva (ASICS-SP) venceu os 10.000 m (41.59.87) na categoria 40+ neste sábado (9/11), na Taça Brasil Máster Loterias Caixa de Atletismo, em Bragança Paulista, São Paulo. Adriana, que disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012 e do Rio-2016 e conquistou medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011 e Toronto-2015, na maratona.
Sandra Pereira de Souza (ADES Sorocaba) foi a segunda colocada (49.44.17) e Elizangela da Silva (ASUFAM Guarulhos) a terceira (49.45.55).
"Gosto de participar para incentivar outras mulheres a conhecerem a categoria máster. Muitas pessoas acham que não conseguem correr", disse Adriana, de 43 anos, que atualmente integra a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) eleita para o ciclo olímpico até os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028. "Qualquer evento da CBAt é muito importante, porque é um incentivo para as pessoas continuarem treinando e praticando uma atividade física", acrescentou Adriana.
A fundista fez fotos com Eleonora Mendonça, pioneira nas corridas de rua. Eleonora foi a primeira mulher brasileira a participar de uma maratona olímpica, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 (2:52.19), organizadora do primeiro circuito de corridas de rua do Brasil e da primeira maratona do país. Deteve o recorde brasileiro da maratona por oito anos.
VELOCIDADE - Renata Maia Xavier, 41 anos, veio de Natal, Rio Grande do Norte, para vencer os 100 m da categoria 40+ (14.20, -2.0 m/s). "Eu nunca fui velocista antes. Fiz ciclismo e vôlei, mas comecei a treinar atletismo em janeiro deste ano. Corri um Estadual em Natal, em abril, para ver como era competir, para viver a experiência do atletismo. Me apaixonei!", comentou Renata (CARN) que treina na pista do CAIC, um centro de treinamento potiguar.
Elton Franco de Magalhães (São José dos Campos) conquistou o ouro nos 100 m da categoria 40+ (12.07, -1.7 m/s). Começou a treinar na rua, em São José dos Campos, e agora já faz quatro anos que adotou o atletismo. Engenheiro de profissão disse que não conhecia a modalidade, mas quando viu que pessoas de mais idade corriam muito mais começou a treinar e a evoluir e agora compete."
A IV Taça Brasil Máster, com categorias para atletas de 30 a 100 anos, prossegue neste domingo (10/11), em Bragança Paulista, São Paulo. O evento do calendário oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é organizado em parceria com a Associação Brasileira de Máster (ABRAM).
O regulamento determina a disputa em categorias, divididas em 15 faixas etárias, a partir dos 30 anos (completados até 9/11/2024) aos 100 anos. As categorias são divididas por faixas etárias de cinco em cinco anos, feminino e masculino (30 a 34, 35 a 39, 40 a 44, 45 a 50 e assim sucessivamente).
A entrada no estádio é franca e o evento transmitido pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da CBAt. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, s/n, Bairro Campo Novo, Bragança Paulista (acesso pela SP-062, Km 55 - Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira).
A Prevent Senior Newon é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A segunda edição do campeonato de atletas de línguas espanhola e portuguesa será realizada em Assunção, Paraguai, dias 19 e 20 de julho, e a Maratona no dia 27, juntamente com a SP City Marathon, que vai agregar uma corrida com 20.000 corredores a competição da APA
O presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos foi convidado para ir a Brasília para debater a Lei de Incentivo ao Esporte e as regras de uso de pistas de atletismo no País
Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70
O período de registro das candidaturas é de 25 dias - prossegue até o dia 18 de julho - e as inscrições são para: 1 atleta ou medalhista olímpico para compor o Conselho de Administração, um membro suplente para o Conselho Fiscal e 3 integrantes para o Conselho de Ética (1 efetivo e 2 suplentes)