A 15ª edição do Camping Nacional CRIA Lavras, com duração de sete dias (12 a 18/1) fechou na manhã deste sábado (18/1). O evento reuniu 126 atletas, 18 deles da categoria Iniciante (12 a 14 anos), 44 da Intermediário (15 a 17 anos) e 43 da Avançado (18+), 20 treinadores e integrantes de Comissão Técnica, de seis Estados do Brasil, em todas as provas, na Universidade Federal de Lavras (UFMG), em Minas Gerais.
O camping teve a presença de atletas olímpicos como os saltadores Thiago Moura (EC Pinheiros-SP), do salto em altura, e Alexsandro Melo, o Bolt (Praia Clube-Exército-Futel-MG), dos saltos triplo e em distância.
Os treinadores presentes foram Josiene Ximenes, Bruno Campos Reis, Alex Ferreira de Abreu, Filipe Henrique Ribeiro Teixeira, Danilo Fonseca Leonel, Ulisses Cardoso Pereira, Josilene da Silva, Túlio Moura, Jhonatan marques machado, Raíssa Mattos Rosa, Rudney Dias Nogueira, Neilton Salvador Alfano Moura, Pablo Ramon Domingos, Luiz Gustavo Consolino, Esmeraldo Báscula e Renato Átila.
"O Camping é um modelo imprescindível para desenvolver o atletismo com qualidade. Trabalha com o que poderia ser o modelo ideal que é o presente, o futuro e, com as palestras a gente ainda consegue remeter a atletas do passado, conectar os três tempos do atletismo juntos no mesmo ambiente", afirma Pablo Ramon Domingos, coordenador do Camping.
"Para as crianças é muito importante porque elas conseguem visualizar o que almejam, têm sonhos que pessoas que estão aqui já realizaram e vêm que é possível. Os ídolos acessíveis no dia a dia, com as mesmas atividades, alimentação, práticas - esse ambiente de integração é imprescindível para desenvolver o atletismo com qualidade para as próximas gerações", completa Pablo.
Neilton é co-fundador do Camping, juntamente com Fernando Roberto de Oliveira, professor-doutor e treinador falecido em 2019, vítima de AVC. Fernando coordenava as atividades com a preocupação de os atletas terem acesso ao esporte, mas também aos estudos, à universidade e a uma vida pós-carreira nas pistas e campo. "Não é só atletismo", era a frase que traduzia o pensamento.
O Camping CRIA Lavras, um dos mais tradicionais do atletismo brasileiro, tem chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), apoio da Universidade Federal de Lavras, Prefeitura de Lavras, Loterias Caixa e Federação Mineira de Atletismo.
Thiago Moura, inclusive, viajou para Lavras logo após o seu casamento com Sarah Suelen Fernandes Freitas, que agora acrescentou Moura ao sobrenome - ambos, pensando nos objetivos da temporada, tiveram de seguir com os treinamentos sem pausa para lua de mel.
VEJA MATÉRIA DO CASAL NO CAMPING
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A CBAt chama 14 profissionais com atenção a todos os grupos de provas em disputa para o comando do Atletismo Brasil em Mar del Plata; da mesma forma, três treinadores especialistas nos 100 m e nos 400 m seguem com a delegação para Guangzhou, na China
Modalidade está em ascensão no País e evento internacional, daqui a um ano, despertará maior interesse; legado também atingirá a parte técnica e a arbitragem; este artigo fecha a série de reportagens publicadas a partir de 12/4/2025, há um ano do Mundial.
Viviane Lyra, Mayara Vicentainer e Elianay Pereira, algumas das principais marchadoras do País, apostam que a competição vai trazer grande visibilidade e aumentará o interesse da nova geração de atletas brasileiros pela modalidade (veja neste artigo da série que remete ao Mundial de Brasília 2026)
Juntamente com a nadadora olímpica Joanna Maranhão a velocista brasileira, medalha de bronze com o revezamento 4x100 m em Pequim-2028, recebeu a homenagem no encerramento do II Fórum Mulher no Esporte, em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro