Matheus Lima (Pinheiros-SP) está classificado para a final dos 400 metros do Mundial Indoor de Nanjing, na China. O velocista de 21 anos passou pela semifinal, nesta sexta-feira (21/3), com o quarto melhor resultado (46.22) entre os seis classificados para a decisão, que será no sábado (22/3), às 9h55 de Brasília.
O brasileiro superou o cansaço de fazer dois tiros de 400 metros no mesmo dia para chegar à final de seu primeiro Mundial adulto. Na eliminatória, realizada pela manhã na China, madrugada no Brasil, Matheus bateu os recordes brasileiro e sul-americano da prova. Venceu sua série com o tempo de 45.79, o segundo melhor dentre os 26 participantes.
Superou, assim, o recorde brasileiro estabelecido por seu técnico, Sanderlei Parrela, há 28 anos – 46.33, de 1997 –, e o recorde continental do colombiano Jhon Alejandro Perlaza (46.07), de 2019.
Matheus tem ganhado espaço no cenário internacional desde 2023, quando foi campeão sul-americano e vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santiago nos 400 metros com barreiras. Em 2024, fez os 400 metros em 44.52, terceiro melhor tempo da história na América do Sul e segundo do Brasil, atrás apenas dos 44.29 de Sanderlei, que lhe valeu a medalha de prata no Mundial de Sevilha-1999. Na mesma temporada, disputou os Jogos Olímpicos de Paris, e foi semifinalista dos 400 metros com barreiras. Matheus já está qualificado para o Mundial de Tóquio, Japão, de 13 a 21 de setembro, na prova de barreiras.
A segunda etapa do Mundial também foi boa para July Ferreira da Silva Abrão (Praia Clube-Exército-Futel-MG), que bateu o recorde brasileiro dos 1.500 metros em seu primeiro Mundial. A meio-fundista de 30 anos alcançou a marca de 4:22.24, melhorando expressivamente o resultado anterior, que já era dela – 4:37.14, que lhe valeu a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano indoor, disputado em Cochabamba (Bolívia), em fevereiro.
O Mundial Indoor de Nanjing terá sequência com sua terceira etapa na noite desta sexta-feira (21/3), a partir das 23h05, no horário de Brasília. José Fernando Ferreira Santana, o Balotelli, e Pedro de Oliveira (Praia Clube-Exército-Futel-MG) estreiam no heptatlo – na versão indoor do decatlo, os atletas disputam sete provas.
Eduardo de Deus (Praia Clube-Exército-Futel-MG) e Rafael Pereira (AABLU-SC) disputam as eliminatórias dos 60 metros com barreiras, a partir das 23h25, e Ana Azevedo (Pinheiros-SP) corre os 60 metros, às 0h15 – os três, assim como Balotelli, disputaram os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
A velocista de Macaé deu um grito no meio da pista quando ouviu o locutor anunciar o recorde brasileiro sub-18 (23.30) e a prata nos 200 m; o atleta chorou abraçado ao treinador e comemorou com os amigos do Sesi-SP a melhora de sua marca pessoal (20.41), que vinha perseguindo há três anos
No último dia do Troféu Brasil, Viviane garantiu a qualificação para o Mundial de Tóquio, em setembro, com recorde brasileiro e sul-americano dos 35 km, e Max Batista bateu o recorde nacional e garantiu pontos importantes no ranking Road to Tokyo, da World Athletics
Fundista de 23 anos cumpre seus objetivos, com dois ouros e melhora de marca; competição termina no domingo (4/8), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo
Piu deu a notícia durante a transmissão da 5ª etapa, neste sábado (2/8), na TV Atletismo Brasil; o carreirista disputou a competição duas vezes, em 2018 e 2019, e apesar dos grandes resultados internacionais, nunca foi campeão brasileiro adulto