O finalista olímpico Luiz Maurício da Silva (Praia Clube-Cemig-Exército-MG) fez uma excelente estreia na temporada: venceu o lançamento do dardo do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, neste sábado (29/3), com 82,03 m, 8º melhor resultado do mundo em 2025.
A abertura da temporada atendeu as expectativas de Luiz e de seu técnico, Fernando Barbosa de Oliveira, que esperava que o lançador começasse o ano com um resultado próximo do obtido em 2024. Luiz Maurício, de 25 anos, bateu o recorde sul-americano na Olimpíada de Paris (85,91 m), marca que recolocou o Brasil em uma final olímpica da prova depois de 92 anos. Na temporada passada, ele havia lançado 76,63 m na estreia. Neste sábado, lançou todas suas tentativas válidas acima dessa marca.
"Foi o meu melhor começo de temporada de todas. O trabalho vem sendo bem-feito, e eu vou continuar mantendo essa pegada, essa constância, que vêm sendo bem legais", disse o atleta de Juiz de Fora (MG). Lancei várias vezes acima de 80 m, o que é muito bom, mas ficou um gostinho de que poderia ser um pouco melhor. Achei que poderia ser acima dos 83, 84 metros", afirmou.
Graças ao resultado da Olimpíada de Paris, Luiz Maurício garantiu o índice para o Mundial de Tóquio, principal desafio da temporada, que será realizado em setembro. Com a vaga em mãos, poderá usar outras competições como preparação. No fim de abril, disputa o Campeonato Sul-Americano, em Mar del Plata (Argentina). "Depois, vou para a Europa. Esse bom começo de temporada também possibilita estar em competições maiores", disse o lançador.
Também atleta olímpico em Paris-2024, Pedro Henrique Nunes (Pinheiros-SP) ficou com a medalha de prata, com o resultado de 74,61 m. Arthur Monteiro Curvo (AABB-MT) conquistou o bronze, com 70,43 m.
TODOS OS RESULTADOS NO SITE DA CBAt
O Troféu Adhemar Ferreira da Silva prossegue até este domingo (30/3), reunindo atletas federados e universitários, em Bragança Paulista. Sob a hashtag #somosatletismo esta é a quarta edição da competição que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) organiza.
A competição é realizada no estádio do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), casa da CBAt, que fica localizado na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, Campo Novo. A entrada é franca. A TV Atletismo Brasil transmite ao vivo.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.
Assessoria de Comunicação: Heleni Felippe (helenifelippe@cbat.org.br) e Maiara Dias Batista (maiara@cbat.org.br).
O espaço renovado pela concessionária Allegra abriu em janeiro de 2025 e já começa a receber eventos como o 3º Summit Abraceo CBAt, realizado segunda e terça-feiras (30/3 e 1/4), em São Paulo, com organizadores de corridas de rua, federações, fornecedores e patrocinadores
Além de expor os desafios que enfrenta, o organizador destaca as inovações que vem acrescentando às corridas, principalmente depois do lockdown da pandemia
O evento, encerrado na terça-feira à noite (1/4), após dois dias de painéis com especialistas e de reunir as várias partes interessadas no negócio de organização e realização de eventos esportivos ao ar livre, acena com um crescimento ordenado de um setor que congrega 14 milhões de corredores
No 3º Summit ABRACEO CBAt, a médica especializada em esporte abordou de forma clara que o check-up prévio para quem se propõe a correr é fundamental na prevenção de riscos maiores e para a melhoria da performance, em palestra no Mercado Livre Arena Pacaembu, nesta segunda-feira (31/3)